Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14360
Title: Impactos da LGPD na tecnologia da informação: desafios para os profissionais da área
Other Titles: Impacts of LGPD on information technology: challenges for professionals in the area
Authors: KANAGUSKU, Ana Rita Akayama
Advisor: GIRALDI, Marcus Vinícius Lahr
type of document: Artigo científico
Keywords: Dados pessoais (proteção);Informação - segurança;Governança
Issue Date: 25-Jun-2023
Publisher: 004
Citation: KANAGUSKU, Ana Rita Akayama. Impactos da LGPD na tecnologia da informação: desafios para os profissionais da área, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2023
Abstract: O presente estudo investiga os grandes entraves que a LGPD traz para os profissionais da área de TI, por ser um projeto de privacidade, para que ocorra “compliance“, muito mais que questões estruturais, demanda um trabalho de mudança cultural. O desafio maior para os profissionais da área é conciliar todas as questões humanas e de infraestrutura, para traçar um plano de ação que defina as prioridades para melhoria da gestão dos dados e ser capaz de criar uma boa cultura de governança, que vá além das soluções tecnológicas e implemente uma cultura de valorização das informações. A título de embasamento dos assuntos abordados, adotou-se uma combinação da metodologia de pesquisa bibliográfica com a pesquisa de campo. Um ponto relevante na análise dos resultados encontrados indica que para o processo de adequação à lei ser bem-sucedido, é primordial os profissionais da área de TI estarem solidamente preparados e muito bem inteirados do assunto.
This study investigates the major obstacles that LGPD brings to IT professionals, as it is a privacy project, so that compliance occurs, much more than structural issues, it demands a work of cultural change. The biggest challenge for professionals in the area is to reconcile all human and infrastructure issues, to draw up an action plan that defines priorities for improving data management and being able to create a good culture of governance that goes beyond solutions technologies and implement a culture of valuing information. As a basis for the topics discussed, a combination of bibliographic research methodology with field research was adopted in this academic article. A relevant point in the analysis of the results found is that, in order to be successful in this process of compliance with the law, it is essential that professionals in the IT area are solidly prepared and very knowledgeable about the subject.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14360
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20231S_Ana Rita Akayama Kanagusku_OD1596.pdf527.11 kBAdobe PDFView/Open
TA - Ana Rita Akayama Kanagusku.pdf
  Restricted Access
622.54 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Equivalência - Ana Rita Akayama Kanagusku.pdf
  Restricted Access
278.64 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.