Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14348
Title: A evolução dos melhores robôs-advisors no brasil: análise exploratória com ênfase em marketing digital
Other Titles: The evolution of the best robot advisors in Brazil: exploratory analysis with an emphasis on digital marketing
Authors: NICOLETE, Heloisa de Souza
Advisor: MUNDO NETO, Martin
Other contributor: MORASCO, Claudia Maria Napolitano Sanchez
COSTA, Claudia Silvana da
type of document: Artigo científico
Keywords: Marketing de mídias sociais;Investimentos;Robôs;Mercados
Issue Date: Jun-2023
Publisher: 269
Citation: NICOLETE, Heloisa de Souza. A evolução dos melhores robôs-advisors no brasil: análise exploratória com ênfase em marketing digital, 2023. Trabalho de conclusão de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. Fatec São Carlos, São Carlos, 2023.
Abstract: Este artigo visa fornecer uma atualização sobre os robôs consultores de investimentos que são usados no Brasil e identificar os produtos indicados por eles. O objetivo foi verificar se as estratégias das corretoras de valores que operam os robôs de investimentos no Brasil continuam seguindo a tendência do mercado dos Estados Unidos que adotam exclusivamente ETFs para construção dos portfólios de investimentos, seguindo as prescrições da Teoria Moderna de Portfólios. A análise do cenário financeiro foi realizada a partir do ponto de vista do marketing digital, com o objetivo de relacionar os efeitos que esse setor tem nos mercados digitais. Em relação ao marketing, destaca-se a relevância do usuário e como as organizações estão se planejando estrategicamente para tornar seus clientes peça chave do ponto de vista do negócio. Tomando como referência o estudo pioneiro de Guterman (2017) foi possível identificar mudanças no mercado de robôs de investimentos, uma vez que algumas empresas criadoras dos robôs foram adquiridas por grandes grupos financeiros e a construção de portfólios dos robôs brasileiros deixou de utilizar ETFs, passando a priorizar produtos das próprias corretoras.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14348
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.