Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1425
Título: Tingimento de índigo e seus efluentes
Título(s) alternativo(s): Dyeing of indigo and its effluents
Autor(es): CAMILOTTI, Leonardo Douglas
Orientador(es): BALAN, Doralice de Souza Luro
Outro(s) contribuidor(es): SAMPAIO, José Fornazier Camargo
BERGAMASCO, Daives Arakem
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Tingimento;Impactos ambientais
Data do documento: 1-Dez-2011
Editor: 004
Referência Bibliográfica: CAMILOTTI, Leonardo Douglas. Tingimento de índigo e seus efluentes, 2011. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Produção Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2011
Resumo: Se tratando do processo de tingimento usando o corante índigo é possível ver sua transformação, do azul na sua forma natural já oxidada. Porém quando ele está reduzido sua cor muda completamente da cor azul se torna um amarelo, e então ao entrar em contato com o ar ele volta a sua cor original. Embora o processo seja bonito de se ver, agora sua transformação no tingimento é espetacular ao passar pelas caixas de tingimento o fio de algodão fica completamente verde e ao entrar em contato com o ar volta a ficar azul devido sua oxidação. Lembrando que para se tingir o consumo de água e muito grande para poder lavar o excesso do corante que não se fixou totalmente na fibra. Toda empresa que possui o tipo de maquinário para esse tipo de tingimento tem que ter um tratamento de efluente para se tratar a água que sai dessas máquinas e assim devolve-la limpa e livre de substâncias químicas ao meio ambiente.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1425
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20112S_CAMILOTTILeonardoDouglas_TCCTX0207.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.