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Title: A importância do marketing digital durante a pandemia COVID-19
Other Titles: The importance of digital marketing during the COVID-19 pandemic
Authors: OLIVEIRA, Yasmin Thamires de
Advisor: REIS, Márcio Fernandes dos
HILÁRIO, Ricardo Alexandre
type of document: Monografia
Keywords: Covid-19;Administração
Issue Date: Jul-2023
Publisher: 060
Citation: OLIVEIRA, Yasmin Thamires de. A importância do marketing digital durante a pandemia COVID-19, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Francisco Garcia, Mococa, 2023.
Abstract: O objetivo geral deste trabalho foi analisar através de notícias, publicações em sites e bibliografias, o impacto que o marketing digital teve sobre as empresas durante a pandemia da COVID-19. No decorrer da pesquisa, mostraremos a importância do marketing digital como uma ferramenta fundamental para os negócios, uma vez que os clientes migraram para o mundo digital por conta do distanciamento social e a quarentena. E que para garantir sua sobrevivência e continuar com as vendas e entregas de seus produtos e serviços. Assim como, o relacionamento com seus clientes, elas precisaram se inovar seguindo seus clientes no mundo digital. Sendo assim, as medidas restritivas, foi em primeiro lugar, um dos fatores que colaboraram para que o marketing digital ajudasse as empresas a alcançarem seus clientes, criando um relacionamento e interagindo com os mesmos nas plataformas digitais. Outro fator foi a procura dos clientes em produtos e serviços nas plataformas digitais para suprir suas necessidades, já que a circulação estava restrita por causa das medidas encontradas para conter a doença. O terceiro fator foi o avanço tecnológico e a disponibilidade dessas tecnologias, juntamente com as ferramentas criadas nas redes sociais ou plataformas de vendas on-line que colaboraram com a comunicação e a interação entre cliente e empresa. As redes sociais também trouxeram para o marketing digital a necessidade de desenvolver novas estratégias para conquistar os clientes que estavam constantemente consumindo diversos conteúdos, muitas vezes, o da própria concorrência. Criando assim um ambiente mais competitivo, onde quem se destacava conseguia mais vendas e estava sempre em alta. O e-commerce também ganhou espaço e teve um crescimento exponencial, já que as pessoas começaram a fazer suas compras no comércio digital. Por fim, apontaremos como essas novas tendências permaneceram, mesmo após o controle da doença. E através da pesquisa de campo, veremos o ponto de vista dos consumidores.
The general objective of this study was to analyze through news, publications on websites, and bibliographies the impact that digital marketing had on businesses during the COVID-19 pandemic. Throughout the research, we will demonstrate the importance of digital marketing as a fundamental tool for businesses, as customers migrated to the digital world due to social distancing and quarantine. In order to ensure their survival and continue with sales and deliveries of their products and services, as well as maintain their relationship with customers, companies needed to innovate by following their customers into the digital world. Therefore, the restrictive measures were, firstly, one of the factors that contributed to digital marketing helping companies reach their customers, creating a relationship and interacting with them on digital platforms. Another factor was the customers' search for products and services on digital platforms to meet their needs, as movement was restricted due to measures taken to contain the disease. The third factor was technological advancements and the availability of these technologies, along with the tools created on social media or online sales platforms that facilitated communication and interaction between customers and companies. Social media also brought the need for digital marketing to develop new strategies to attract customers who were constantly consuming various content, often from competitors. This created a more competitive environment where those who stood out achieved more sales and remained in high demand. to make their purchases through digital commerce. Finally, we will point out how these new trends have persisted even after the disease was brought under control. Through field research, we will explore the consumers' perspective.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14163
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