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Title: Análise sensorial de chocolates ao leite: avaliação da influência das marcas Lacta e Nestlé na intenção de compra
Authors: SILVA, Gabriel Farias da
LAPA, Gabriela da Silva
CORREIA, Maria Clara
BRITO, Raul Passos
OLIVEIRA, Stephani Silva de
Advisor: TEODORO, Renata Brandi
type of document: Artigo científico
Keywords: Análise sensorial de alimentos;Chocolate
Issue Date: 7-Dec-2022
Publisher: 172
Citation: SILVA, G. F. da et al. Análise sensorial de chocolates ao leite: avaliação da influência das marcas Lacta e Nestlé na intenção de compra , 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Alimentos) - Escola Técnica Estadual ETEC de Sapopemba (Fazenda da Juta - São Paulo), São Paulo, 2022.
Abstract: Neste trabalho foi avaliado a influência das marcas Lacta e Nestlé na intenção de compra do chocolate ao leite. Para a avaliação sensorial, foram realizados dois testes afetivos, sendo eles Teste de Escala Hedônica de 9 pontos (para verificar o grau de gostar ou desgostar dos 3 atributos sensoriais: sabor, textura e aparência) e Teste de Preferência (para verificar a preferência entre as marcas), utilizando 50 julgadores não treinados, que foram recrutados através de fichas. Foram analisadas amostras de 25 g do chocolate de cada uma das marcas. Nesse panorama, é valido ressaltar que ambos os chocolates demonstraram uma qualidade semelhante, pois, segundo os resultados do Teste De Aceitação Por Escala Hedônica de 9 pontos, do qual estavam raspados os logos das marcas, constatou-se que não houve diferença significativa entre os chocolates ao leite da marca Nestlé e Lacta, em relação aos atributos sabor, textura e aparência ao nível de 5% de significância. Entretanto, no Teste De Preferência, onde ambas as amostras foram apresentadas aos julgadores sem raspar o logo das marcas, a Nestlé teve maior preferência ao nível de 5% de significância, já que dos 50 julgadores, 66% preferiram o chocolate ao leite da marca Nestlé e apenas 34% optaram pelo chocolate ao leite da marca Lacta. Dessa maneira, conforme os dados coletados nas análises sensoriais, conclui-se que a marca Nestlé possui maior poder de influência em relação a escolha do consumidor final.
In this work, the influence of the brands Lacta and Nestlé on the purchase intention of milk chocolate. For sensory evaluation, Two affective tests were performed, namely the 9-point Hedonic Scale Test (to check the degree of liking or disliking the 3 sensory attributes: flavor, texture and appearance) and Preference Test (to check the preference between brands), using 50 untrained judges, who were recruited through forms. They were Samples of 25 g of chocolate from each of the brands were analyzed. In that panorama, it is worth mentioning that both chocolates demonstrated a similar, because, according to the results of the Hedonic Scale Acceptance Test of 9 points, from which the logos of the brands were scraped, it was verified that there was a significant difference between Nestlé and Lacta brand milk chocolates, in relation to flavor, texture and appearance attributes at a 5% significance level. However, in the Preference Test, where both samples were presented to the judges without scratching the logo of the brands, Nestlé had greater preference in terms of of 5% significance, since of the 50 judges, 66% preferred chocolate to milk of the Nestlé brand and only 34% opted for the Lacta brand milk chocolate. Of that way, according to the data collected in the sensory analyses, it is concluded that the Nestlé brand has greater power of influence in relation to consumer choice Final.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14149
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