Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14082
Title: Gestão de cadeia de suprimentos nas empresas
Other Titles: Supply chain management in companies
Authors: OLIVEIRA, Marco Rogério de
Advisor: MIRANDOLA, Fernando
Other contributor: CABRINI, Sérgio Luiz
DIAS, Marcos de Carvalho
type of document: Monografia
Keywords: Cadeia de suprimentos (gerenciamento);Vantagem competitiva
Issue Date: 8-Dec-2020
Publisher: 004
Citation: OLIVEIRA, Marco Rogério de. Gestão da cadeia de suprimentos nas empresas, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2020.
Abstract: O estudo da variável logística é o principal foco deste trabalho, onde se buscou analisar o gerenciamento da cadeia de suprimentos e os processos ligados as áreas de planejamento de materiais, planejamento de produção, processo de produção, armazenagem e distribuição. A gestão da cadeia de suprimentos, em qualquer organização, deve considerar a integração financeira, o serviço ao cliente e os processos internos da empresa. Sem dúvida alguma, nós estamos adentrando a era da otimização da cadeia de abastecimento aliada à gestão do relacionamento com o cliente, e as empresas que não buscarem implementar tais modelos de gestão, terão sérias dificuldades para sobreviver no mercado cada vez mais competitivo. No intuito de elucidar tais considerações, este trabalho pretende atingir o objetivo proposto, com base numa revisão bibliográfica consistente e capaz de evidenciar a importância da cadeia de suprimentos para as organizações e a vantagem competitiva que ela pode proporcionar aos negócios.
The study of the logistic variable is the main focus of this work, where we sought to analyze supply chain management and the processes related to materials planning, production planning, production process, storage and distribution. Supply chain management in any organization must consider financial integration, customer service, and internal business processes. Undoubtedly, we are entering the era of supply chain optimization combined with customer relationship management, and companies that do not seek to implement such management models will have serious difficulties surviving in the increasingly competitive marketplace. In order to elucidate such considerations, this paper aims to achieve the proposed objective, based on a consistent literature review capable of highlighting the importance of the supply chain for organizations and the competitive advantage it can provide to businesses.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14082
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20202S_Marco Rogério de Oliveira_OD0962.pdf
  Restricted Access
614.04 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
TERMO DE AUTORIZAÇÃO - Marco Rogério de Oliveira.pdf
  Restricted Access
205.08 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.