Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1406
Título: Métodos de tratamento de efluentes têxteis e legislação aplicável
Título(s) alternativo(s): Methods of treatment of textile effluents and applicable legislation
Autor(es): PEREIRA, Márcia Regina dos Santos
Orientador(es): BALAN, Doralice de Souza Luro
Outro(s) contribuidor(es): SAMPAIO, José Fornazier Camargo
PEREIRA, Maria Adelina
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Meio ambiente - resíduos;Indústria têxtil
Data do documento: 25-Jun-2012
Editor: 004
Referência Bibliográfica: PEREIRA, Marcia Regina dos Santos. Métodos de tratamento de efluentes têxteis e legislação aplicável, 2012. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Produção Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2012
Resumo: Há uns 20 anos atrás acreditava que a água disponível no mundo seria suficiente para abastecer toda a população mundial por tempo indefinido. No entanto a distribuição desigual, as mudanças que tem ocorrido no clima do planeta, causado pela interferência humana por meio da poluição do ar, dos rios, e da terra, tem conseguido mudar está perspectiva fazendo com que as pessoas se apercebam que a água apesar de ser renovável, não é infinita. E pensando no setor têxtil suas indústrias constituem fator de grande importância na economia brasileira, mas, seu processamento têxtil é gerador de grande quantidade de despejos altamente poluidores, contendo elevada carga orgânica, cor acentuada e compostos químicos tóxicos ao homem e ao meio ambiente. Os processos e despejos gerados pela indústria têxtil variam à medida que a pesquisa e o desenvolvimento produzem novos reagentes, novos processos e novas técnicas, e também de acordo com a demanda do consumo por outros tipos de tecidos e cores, vários operações são necessárias a fim de dar ao tecido o máximo de propriedades, gerando assim, em cada etapa, diferentes despejos. Diante disso e da preocupação que tem se formado em torno desse recurso tão necessário a vida é que nos dias atuais, tem se percebido que a despoluição de nossos rios é muito mais cara e mais difícil do que o tratamento dos efluentes originados em nossas indústrias. Então, as empresas as instituições de ensino e os países em geral principalmente os em desenvolvimento como o Brasil, tem se esforçado para inserir em suas agendas de governo medidas de proteção ambiental, que visam racionalizar o uso dos recursos naturais. Portanto podemos perceber que todas essas ações conjuntas têm como objetivo principal conscientizar toda a sociedade humana sobre a necessidade séria de uma mudança de postura em relação ao uso da água. E isso só será possível com informações sobre quais são os métodos de tratamento de efluentes líquidos, e quais são as leis ambientais envolvida no uso industrial da água, Pois ela é essencial à sobrevivência de todos os seres vivos na terra.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1406
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20121S_PEREIRAMarciaReginadosSantos_TCCTX0231.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.