Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1405
Título: A superação da indústria têxtil brasileira diante da competitividade chinesa
Título(s) alternativo(s): The overcoming of the brazilian textile industry in the face of chinese competitiveness
Autor(es): MONTEIRO, Mariana Bezzan
Orientador(es): FAÉ, Carlos Frederico
Outro(s) contribuidor(es): SAMPAIO, José Fornazier Camargo
GALHANI, Miguel Ronaldo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comércio exterior;Tecnologia têxtil
Data do documento: 1-Dez-2012
Editor: 004
Referência Bibliográfica: MONTEIRO, Mariana Bezzan. A superação da indústria têxtil brasileira diante da competitividade chinesa, 2012. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Produção Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2012
Resumo: Ao analisar a queda nos serviços das indústrias têxteis no Brasil, torna-se necessário um estudo para dimensionar o tamanho do problema, a fim de direcionar caminhos para os empresários e mostrar as oportunidades que devem ser aproveitadas. O principal problema do Brasil é a perda de mercado devido a desvalorização dos produtos nacionais, causados pelos produtos chineses que são mais baratos. Foi realizado um levantamento de dados estatísticos em relação à economia, mostrando que a China apresenta altos valores em relação ao Brasil, contudo é importante ressaltar que nesse ano de 2012 a economia chinesa obteve um leve pouso, importante para o Brasil agir e ganhar mercado. Os aspectos governamentais desfavoreceram o nosso país, haja vista que o governo chinês promove um alto investimento aos industriais, sabendo valorizar seu produto e sua carga tributária sendo bem inferior a do Brasil. Porém, no que diz respeito à qualidade de vida dos cidadãos, dos trabalhadores e ao meio ambiente, os pontos positivos são a favor do Brasil. Nós possuímos uma base de auxílio aos trabalhadores com leis e decretos que, se desrespeitados, gerarão penalidades aos empresários, possuímos interesse e respeito ao meio ambiente, bem como uma lenta, mas presente, melhora em nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A indústria têxtil brasileira é parte fundamental da geração de empregos e lucros ao país, dispondo de bons serviços e capacidade de inovação nos produtos. É nesse ponto nesse ponto que o país tem que saber investir: os produtos diferenciais e inovadores nunca serão capazes de perder mercado se forem de qualidade e com tecnologia, provenientes de profissionais competentes. Assim como diferentes alianças financeiras devem ser feitas com outros países, acordos com o governo chinês devem ser concretizados, visto que eles não pararão de crescer. Diante de todos os fatores discorridos, o Brasil tem condições de se manter no mercado internacional e de suprir as necessidades internas, e consequentemente a indústria têxtil brasileira se manterá viva e de grande importância para o país.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1405
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20122S_MONTEIROMarianaBezzan_TCCTX0240.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.