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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14004
Título: | Costurando retalhos: a importância do design de superfície sustentável |
Título(s) alternativo(s): | Sewing patchwork: the importance of sustainable surface design |
Autor(es): | YUGUE, Eliane Ribeiro de Andrade |
Orientador(es): | ROMANATO, Daniella |
Outro(s) contribuidor(es): | MORETTI, Nancy de Palma BERGAMASCO, Daives Arakem |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Desenvolvimento de produtos;Indústria têxtil;patchwork;Moda;Resíduos industriais (reciclagem) |
Data do documento: | 15-Jun-2023 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | YUGUE, Eliane Ribeiro de Andrade. Costurando retalhos: a importância do design de superfície sustentável, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Têxtil e Moda) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2023 |
Resumo: | A moda em tempos de escassez de matéria-prima e consumo acelerado, fez necessário buscar um trabalho com uma abordagem teórica e prática, visando discutir como o movimento do slow fashion, aliado a técnicas artesanais, pode contribuir para ressignificar novas peças, fazendo do design de superfície, aliado ao artesanato, um caminho para a criação de peças diferenciadas e exclusivas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é evitar o descarte de sobra de tecidos da confecção, evitando o desperdício, o acúmulo de resíduos no meio ambiente e ao mesmo tempo garantir uma renda extra e uma peça com identidade da marca. Para isso objetiva-se uma investigação através de bibliografias, tendo como base livros, artigos científicos e sites especializados sobre slow fashion, diferenciar moda sustentável de moda ecológica; entender a relação entre moda sustentável e o artesanato; conceituar o que é patchwork. Também será importante pesquisar marcas que trabalhem com slow fashion e aproveitamento de resíduos; enumerar os desafios de criar peças com retalhos diversos; podendo assim gerar conhecimentos para na prática poder solucionar problema que envolve a dificuldade local da confecção. Para formar estas associações é fundamental elaborar um processo de criação de design de superfície utilizando recortes e apliques em camisetas e blusinhas, utilizando os resíduos da própria confecção e ou vindos de doação e de “lixões” têxteis, mostrando que, mesmo uma pequena confecção, pode contribuir para a sustentabilidade do planeta. Fashion in times of scarcity of raw materials and accelerated consumption, made it necessary to seek work with a theoretical and practical approach, aiming to discuss how the slow fashion movement, combined with artisanal techniques, can contribute to re-signify new pieces, making design surface, allied to craftsmanship, a way to create differentiated and exclusive pieces. Therefore, the objective of this work is to avoid discarding leftover fabrics from clothing, avoiding waste, the accumulation of waste in the environment and at the same time guaranteeing an extra income and a piece with brand identity. For this, the objective is an investigation through bibliographies, based on books, scientific articles and specialized websites on slow fashion, differentiating sustainable fashion from ecological fashion; understand the relationship between sustainable fashion and crafts; conceptualize what patchwork is. It will also be important to research brands that work with slow fashion and the use of waste; enumerate the challenges of creating pieces with different scraps; thus being able to generate knowledge in order to solve a problem involving the local difficulty of making in practice. In order to form these associations, it is fundamental to elaborate a process of creation of surface design using clippings and appliqués on t-shirts and blouses, using the residues of the confection itself and/or coming from donations and textile “dumps”, showing that, even a small confection, can contribute to the sustainability of the planet. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14004 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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