Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13462
Title: Conflitos pessoais na vida profissional: como a qualidade de vida no trabalho pode afetar a inteligência emocional dos colaboradores
Other Titles: Personal conflicts in professional life: how to quality of life at work can affect the emotional intelligence of employees
Authors: MENDES, Caroline Rufino Pereira
MACEDO, Marinete Almeida de
Advisor: CABRINI, Sérgio Luiz
Other contributor: AZEVEDO, Marcelo Cândido de
BERLANDI, Arielly Ferreira Correa
type of document: Monografia
Keywords: Inteligência emocional;Psicologia aplicada;Administração de recursos humanos;Qualidade de vida no trabalho
Issue Date: 15-Jun-2023
Publisher: 004
Citation: MENDES, Caroline Rufino Pereira, MACEDO, Marinete Almeida de. Conflitos pessoais na vida profissional: como a qualidade de vida no trabalho pode afetar a inteligência emocional dos colaboradores, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2023
Abstract: Nos últimos anos surgiram diversas indagações sobre o quanto o ambiente de trabalho pode ser tóxico para o ser humano, prejudicando sua Inteligência Emocional (IE) e a sua Qualidade de Vida, inclusive no Trabalho (QVT), visto que o homem moderno passa mais tempo no trabalho, do que com a família e outros afazeres de sua preferência. Mas, será que as empresas de fato se preocupam com a Qualidade de Vida de seu funcionário? Será que as organizações têm consciência de que um ambiente de trabalho ruim pode ser improdutivo e até gerar prejuízo? Este será o objetivo deste estudo: verificar a importância da QVT na vida pessoal e profissional do colaborador, e o que pode ser feito para que a empresa forneça um ambiente propício para que a QVT seja uma prioridade. Foi realizada uma revisão bibliográfica com abordagem quali-quantitativa, finalidade básica, e objetivos descritivo e exploratório sobre a IE e a QVT, para depois elaborar um estudo de caso com levantamento de dados com questionário virtual direcionado para trabalhadores aleatórios residentes na cidade de Americana-SP, com o intuito de verificar seus conhecimentos sobre IE e QVT. Este estudo demonstrou a necessidade de mais trabalhos sobre o assunto, pois sim, as empresas são responsáveis pela QVT de seus funcionários, e devem investir mais em ações educativas que estimulem seus colaboradores a exercitarem sua IE e sua QVT, assim como descoberto com os 40 entrevistados pelo questionário virtual “as pessoas necessitam de autoconhecimento para se relacionarem melhor em qualquer ambiente em que se encontre”.
In recent years, several questions have arisen about how toxic the work environment can be for human beings, harming their Emotional Intelligence (EI) and their Quality of Life, including at Work (QWL), since modern man spends more time at work, than with his family and other tasks of his choice. However, do companies really care about their employee's Quality of Life? Are organizations aware that a bad work environment can be unproductive and even generate losses? This will be the objective of this study: to verify the importance of QWL in the employee's personal and professional life, and what can be done for the company to provide an environment conducive to making QWL a priority. A bibliographic review was carried out with a quali-quantitative approach, basic purpose, and descriptive and exploratory objectives on EI and QWL, to later elaborate a case study with data collection with a virtual questionnaire directed to random workers residing in the city of Americana- SP, in order to verify their knowledge about EI and QVT. This study demonstrated the need for more work on the subject, because, companies are responsible for the QWL of their employees, and should invest more in educational actions that encourage their employees to exercise their EI and their QWL, as discovered with the 40 interviewed through the virtual questionnaire “people need self-knowledge to relate better in any environment in which they find themselves”.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13462
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20231S_Caroline Rufino Pereira Mendes_OD1458.pdf
  Restricted Access
2.41 MBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA - Caroline Rufino Pereira Mendes.pdf
  Restricted Access
374.33 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.