Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1337
Título: Logística reversa: a experiência com devolução de mercadorias em uma empresa fabricante de papel
Título(s) alternativo(s): Reverse logistics: experience with returning goods at a paper manufacturer company
Autor(es): REGUEIRO, Leandro dos Santos
Orientador(es): PREZOTO, Marco Anselmo de Godoi
Outro(s) contribuidor(es): LIVATO, Marcos
LANDI, Carlos Eduardo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Logística reversa
Data do documento: 1-Dez-2010
Editor: 004
Referência Bibliográfica: REGUEIRO, Leandro dos Santos. Logística reversa: a experiência com devolução de mercadorias em uma empresa fabricante de papel, 2010. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2010
Resumo: A proposta central desse texto é buscar identificar oportunidades de redução de custos de devolução de mercadorias através do estudo da Logística Reversa, responsável pelo processo de retorno de produtos em boas ou más condições de usos até o seu local de origem. A redução da devolução de produtos contribui diretamente para a sustentabilidade para as próximas gerações, visto que menos produtos são retrabalhados consumindo assim menos recursos naturais e energéticos. Esse trabalho baseia-se em pesquisas bibliográficas realizadas em livros, teses, dissertações e artigos científicos, bem como em documentos internos da organização objeto do estudo. O objetivo é comprovar a efetividade das ações desencadeadas na revisão do processo de devoluções de mercadoria, resultando em pontos positivos para o desenvolvimento da empresa bem como para o respeito com o meio ambiente. Como principais resultados alcançados houve a redução de 79% no volume das devoluções ocasionadas por problemas logísticos, evitando-se assim perdas significativas com o retrabalho de material.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1337
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20102S_REGUEIROLeandroRodrigues_TCCLOG0017.pdf
  Restricted Access
749.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.