Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/132
Título: Criação do conhecimento e processos de inovação nas indústrias de baixa tecnologia: uma análise da cadeia têxtil da região de Americana / SP
Título(s) alternativo(s): Creation of knowledge and innovation processes in low-tech industries: an analysis of the textile chain in the Americana / SP region
Autor(es): SANTOS, Fábio Tardivo dos
GARCIA, Carlos Henrique Menezes
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Gestão do conhecimento;Inovações tecnológicas;Indústria têxtil
Data do documento: 2016
Editor: 004
Referência Bibliográfica: SANTOS, Fábio Tardivo dos, GARCIA, Carlos Henrique Menezes. Criação do conhecimento e processos de inovação nas indústrias de baixa tecnologia: uma análise da cadeia têxtil da região de Americana / SP. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.4, n.2, p.46-71, set. 2016/mar.2017. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/119/100. Acesso em: 6 de abril de 2017.
Série/Relatório no.: R.Tec.FatecAM Americana, v.4, n.2, p.46-71, set. 2016/mar 2017;
Resumo: Busca-se por meio deste trabalho elencar alguns fundamentos que permite criar conhecimento por meio dos processos de aprendizagem organizacional e, com isso, sugerir meios de inovar para as indústrias do setor têxtil da região de Americana/SP. Para tanto, o presente trabalho de pesquisa consiste na realização de um levantamento dos requisitos existentes e necessários. O primeiro capítulo será destinado a definir, através de revisão bibliográfica, conceitos teóricos de inovação e dos processos que possam gerar conhecimento nas empresas, em geral, e nas chamadas low-techs, em particular, os quais podem surgir muitas das vezes através de atitudes e atividades desenvolvidas na própria empresa. No segundo capítulo, pretende-se definir, segundo a literatura, o que é uma low-tech e descrever de que modo cada um dos conceitos descritos e tratados no primeiro capítulo pode ser direcionado para o benefício das indústrias têxteis, levando em consideração que existem certas particularidades inerentes a este tipo de atividade econômica. O terceiro capítulo será direcionado para a análise das organizações industriais que, de algum modo, participam da cadeia têxtil. O objetivo dessa etapa do trabalho consiste em encontrar e quantificar os processos organizacionais que estão facilitando ou dificultando a criação do conhecimento e as atividades inovativas presentes nessas empresas.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/132
ISSN: 2446-7049
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos do CPS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
criacao_conhecimento_processos_inovacao_industrias_baixa_tecnologia.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.