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Title: Gamificação: a nova estratégia de engajamento e motivação no meio corporativo
Other Titles: Gamification: the new engagement and motivation strategy in the corporate environment
Authors: MORELLI, Fábio Henrique
SIMIONATO, Guilherme Henrique dos Santos
RAUTA, Kaio Soares
Advisor: NEVES, João Emmanuel D'Alkmin
Other contributor: FROSONI, Daniele Junqueira
LIMA, Leonardo de Souza
type of document: Monografia
Keywords: Jogos eletrônicos
Issue Date: 14-Jun-2021
Publisher: 004
Citation: MORELLI, Fábio Henrique, SIMIONATO, Guilherme Henrique dos Santos, RAUTA, Kaio Soares. Gamificação: a nova estratégia de engajamento e motivação no meio corporativo, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2021
Abstract: Este trabalho visa apresentar os benefícios alcançados por empresas que optam pela gamificação como estratégia de engajamento, motivação e método de bonificação de seus colaboradores, bem como a melhoria de seus processos internos e administrativos. Através de cases de sucesso em empresas que já utilizam desse método para processos seletivos, treinamentos, comunicação, gestão de pessoas e mensuração de indicadores, obtém-se os resultados que estas companhias colheram em seus objetivos, estratégia e comportamento do quadro de pessoal. Dessa forma, se traça um paralelo entre esta e outras metodologias, abrindo espaço para discussões de quais expectativas as empresas que pensam em adotar a gamificação podem esperar ao incorporá-la em sua estratégia corporativa, tornando os desafios da gestão empresarial mais fáceis de mensurar e recompensar, fazendo da interatividade uma importante aliada ao home office, unindo diversão, competitividade e cooperação nas atividades e rotinas do dia a dia dos colaboradores.
This monograph aims to present the benefits achieved by companies that choose gamification as an engagement, motivation and bonus strategy for their employees, as well as the improvement of their internal and administrative processes. Through successful cases in companies that already use this method for processes such as training, selection of new employees, communication, headcount management and KPI, we will address the results that these companies obtained in their targets, strategy and staff behavior. Finally, we will be able to compare with other methodologies and discuss what expectations companies that are considering use the gamification can expect when incorporating it in their corporate strategy, becoming the challenges of business management and human resources easier to measure and reward and making interactivity an important ally of the home office, combining fun, competitiveness and cooperation in the daily routine and activities of employees.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13232
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