Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13220
Title: | Desenvolvimento de um modelo de negócio: Loja Colaborativa |
Other Titles: | Development of a business model: Collaborative Store |
Authors: | SILVA, Ana Luiza Winther da OLIVEIRA, Ana Paula de CAMPOS, Emanuella de Ramalho PEREIRA, Márcia Aparecida Ribeiro SAMPAIO, Maria Clara de Freitas |
Advisor: | SILVA, Elton Orris Marinho da |
type of document: | Artigo científico |
Keywords: | Empreendedor;Negócios |
Issue Date: | 28-Jun-2023 |
Publisher: | 026 |
Citation: | SILVA, Ana Luiza Winther da; OLIVEIRA, Ana Paula de; CAMPOS, Emanuella de Ramalho; PEREIRA, Márcia Aparecida Ribeiro; SAMPAIO, Maria Clara de Freitas; SILVA, Elton Orris Marinho da. Desenvolvimento de um modelo de negócio: Loja Colaborativa. 2023. 24p. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho tem como foco apresentar como a loja colaborativa vem sendo um modelo de negócio eficiente, sendo uma válvula de escape vantajosa para os empresários de pequenos negócios, que muitas das vezes não tem visibilidade ou condição de manter e investir em um local próprio, tendo assim a possibilidade de expor e comercializar seus produtos e serviços, em um espaço físico, possibilitando o compartilhamento e troca de serviços e objetos entre a empresa e os microempreendedores individuais. Através de estudos exploratórios foram realizadas pesquisas quali-quantitativas relacionadas ao tema proposto, que teve como intuito conseguir informações e dados valiosos, permitindo a análise das
respostas adquiridas, assim após um aperfeiçoamento no conteúdo, realizamos a elaboração da aplicação de uma ferramenta importantíssima, Business Model Canvas, fazendo com que o empreendedor tenha uma visualização mais aprofundada, tendo um amplo conhecimento e assim alcançando o objetivo final, abrir
uma loja colaborativa. The present work focuses on presenting how the collaborative store has been an efficient business model, being an advantageous escape valve for small business entrepreneurs, who often do not have visibility or condition to maintain and invest in a place of their own, thus having the possibility of exposing and marketing their products and services, in a physical space, enabling the sharing and exchange of services and objects between the company and individual microentrepreneurs. Through exploratory studies were carried out qualitative and quantitative research related to the proposed theme, which aimed to obtain valuable information and data, allowing the analysis of the answers acquired, so after an improvement in the content, we carried out the elaboration of the application of a very important tool, Business Model Canvas, making the entrepreneur have a more in-depth visualization, having a broad knowledge and thus achieving the final goal, open a collaborative store. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13220 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE NEGÓCIO Loja Colaborativa.pdf | 755.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.