Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12930
Title: Inteligência emocional: uma estratégia de enfrentamento para enfermeiros-líderes durante a pandemia
Other Titles: Emotional intelligence: a coping strategy for nurse leaders during the pandemic
Authors: BLÓIS, Milena Martins
SALLES, Taciana Lucas de Afonseca
type of document: Artigo científico
Keywords: Enfermagem;Covid-19;Liderança
Issue Date: Dec-2022
Citation: BLÓIS, Milena Martins; SALLES , Taciana Lucas de Afonseca . Inteligência emocional: uma estratégia de enfrentamento para enfermeiros-líderes durante a pandemia. Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão. Faculdade de Tecnologia "Dr. Thomaz Novelino", v.2 ,n.5, ago.-dez., 158-177, 2022
Abstract: A inteligência emocional tem sido assunto de muitas pesquisas nos últimos anos. Entretanto, o cenário da pandemia provocado pelo vírus COVID-19, exigiu que líderes e colaboradores de diferentes áreas lançassem mão de suas habilidades emocionais para continuarem ativos em suas profissões. No caso dos líderes profissionais de enfermagem esse contexto foi mais intenso, pois tiveram que lidar com suas angústias e com as dos outros. Nesse sentido, tem-se por objetivo apresentar o conceito da inteligência emocional e seus pilares, bem como entender seus impactos no trabalho de enfermeiros-líderes, conhecendo os desafios emocionais vividos pelas equipes de enfermagem durante a pandemia. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica baseada em livros e artigos científicos, utilizando como técnica a pesquisa de campo e como instrumento um questionário estruturado com perguntas de uma única resposta, buscou-se também entender o dia a dia dos enfermeiros-líderes para compreender as verdadeiras dificuldades enfrentadas por eles ao liderar uma equipe e nas organizações com seus gestores. O público-alvo caracterizou-se por serem enfermeiros-líderes de diferentes unidades de saúde, públicas e privadas, que atuaram durante a pandemia. Os resultados mostram que a empatia, relacionamento interpessoal e autocontrole foram essenciais ao bom desempenho da função de liderança.
Emotional intelligence has been the subject of much research in recent years. However, the pandemic scenario caused by the COVID-19 virus, required leaders and employees from different areas to use their emotional skills to remain active in their professions. In the case of professional nursing leaders, this context was more intense, as they had to deal with their anxieties and those of others. In this sense, the objective is to present the concept of emotional intelligence and its pillars, as well as to understand its impacts on the work of nurse-leaders, knowing the emotional challenges experienced by nursing teams during the pandemic. For this, a bibliographic research was carried out based on books and scientific articles, using field research as a technique and a structured questionnaire with questions of a single answer as an instrument, we also seek to understand the day to day of nurse leaders to understand the real difficulties faced by them when leading a team and in organizations with their managers. The target audience was characterized by being lead nurses from different health units, public and private, who worked during the pandemic. The results show that empathy, interpersonal relationships and self control were essential to the good performance of the leadership role
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12930
ISSN: 2595-5942
Appears in Collections:Artigos de Periódicos do CPS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
grh_2022-2_Artigo-milena_lideranca-enfermagem.pdf
  Restricted Access
537.07 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.