Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12894
Title: Desenvolvimento de um aplicativo de agenda para estudantes: School Schedule
Other Titles: Development of an agenda application for students: School Schedule
Authors: SILVA, Abner Ribeiro da
PEREIRA, Elcio Roberto Cardoso
LOPES, Mateus Antonio Rodrigues
MARCOLIN, Vitor
Advisor: CAVALCANTE, Wagner Siqueira
Other contributor: BATTILANA, Rodrigo Brito
SOFFNER, Renato Kraide
type of document: Monografia
Keywords: Desenvolvimento de software;Estudantes
Issue Date: 6-Dec-2022
Publisher: 004
Citation: SILVA, Abner Ribeiro da, PEREIRA, Elcio Roberto Cardoso, LOPES, Mateus Antonio Rodrigues, MARCOLIN, Vitor. Desenvolvimento de um aplicativo de agenda para estudantes: School Schedule, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2022
Abstract: Por intervenção da pandemia de covid-19, estudantes de todos os níveis tiveram que estudar remotamente para a segurança dos mesmo. Em função disso, muitos estudantes passaram dificuldades para estabelecer uma organização nos seus estudos, levando a uma queda de desempenho, isto fica evidente através da performance dos alunos do ensino médio do Estado de São Paulo, que tiveram o pior desempenho da história na Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Em razão dos problemas apresentados, foi pensado no desenvolvimento deste trabalho. School Schedule é um aplicativo de agenda focado em estudantes, com o objetivo de auxiliá-los a se organizarem na vida acadêmica por meio de uma interface simples e intuitiva, os usuários serão capazes de criar disciplinas, adicionar notas, controlar ausências e gerenciar eventos. Para o desenvolvimento deste aplicativo inicialmente foi delineado o escopo e requisitos dos problemas a serem solucionados, fez-se uma pesquisa de mercado, um protótipo de alta fidelidade e foi desenvolvido o projeto utilizando a metodologia scrum que torna os processos mais simples e claros, pois mantém registros visíveis sobre o andamento de todas as etapas. Como linguagem de programação foi utilizado o Dart e como framework Flutter, que atualmente é um dos principais frameworks para o desenvolvimento de aplicações mobile. Para fazer a criação e autenticação de contas foi empregado o Firebase e para banco de dados o SQFlite. Ao fim do desenvolvimento, ficou evidente que se utilizar um aplicativo para gerenciar a vida acadêmica auxilia na organização dos estudos, tornando-se possível melhorar a performance no âmbito escolar. Portanto, o aplicativo oferece uma assistência para estudantes terem mais controle do seu desempenho nos estudos.
Due to the covid-19 pandemic, students at all levels had to take classes remotely for their safety. As a result, many students had difficulties in establishing an organization in their studies, leading to a drop in performance, this is evident through the performance of high school students in the State of São Paulo, who had the worst performance in history in the Evaluation of School Performance of the State of São Paulo. The development of this work was thought of because of these problems presented. School Schedule is a calendar application focused on students, with the objective of helping them to organize their academic life through a simple and intuitive interface. Users will be able to create the subjects they are studying, add their grades, control their absences and manage events. To develop this application, the scope and requirements of the problems to be solved were initially outlined, market research was done, a high-fidelity prototype was made, and the project was developed using the scrum methodology, which makes the processes simpler and clearer because it keeps visible records about the progress of all stages. The programming language used was Dart and the framework Flutter, which is currently one of the main frameworks for the development of mobile applications. Firebase was used to create and authenticate accounts, and SQFlite was used for the database. At the end of the development, it became evident that using an application to manage academic life helps to organize studies, making it possible to improve performance at school. Therefore, the application offers assistance for students to have more control over their study performance.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12894
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20222S_Abner Ribeiro Da Silva_OD01505.pdf3.42 MBAdobe PDFView/Open
TA Abner.pdf
  Restricted Access
1.01 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.