Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12853
Título: | Desenvolvimento de aplicativo móvel para pizzaria |
Título(s) alternativo(s): | Mobile app development for pizzeria |
Autor(es): | MOURA, Thiago Martiusi |
Orientador(es): | ANDRADE, Kleber de Oliveira |
Outro(s) contribuidor(es): | ZEM, José Luís ROCCIA, Clerivaldo José |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | aplicativos móveis;Banco de dados;Desenvolvimento de software;Métodos ágeis |
Data do documento: | 6-Dez-2021 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | MOURA, Thiago Martiusi. Desenvolvimento de aplicativo móvel para pizzaria, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2021 |
Resumo: | Além dos desafios empresariais inerentes a cada negócio, as micro e pequenas empresas, assim como os profissionais autônomos, se deparam com as inovações que a tecnologia da informação insere no mercado, usualmente implementadas pelas grandes corporações. Dentre as quais se destaca o comércio online impulsionado pelos dispositivos móveis. Se fazer presente nesse canal de comunicação, contudo, requer investimento para oferecer um ambiente seguro e funcional, apto a oferecer uma boa experiência de uso a seus usuários. Nessa senda o presente trabalho busca desenvolver uma aplicação voltada ao comércio de entregas em domicílio, com foco nos pequenos estabelecimentos comerciais. Para tanto trabalha-se com a
metodologia Scrum/Ágil para a construção de um aplicativo móvel para dispositivos com sistema operacional android, uma interface de programação de aplicações – API e um banco de dados relacional. As soluções desenvolvidas integram-se a uma interface de retaguarda – BackOffice voltada ao lojista. Essa interface, desenvolvida em parceria para este projeto, visa prover uma facilidade de visualização e controle pelo estabelecimento comercial e não integra o escopo deste trabalho. Nesse desenvolvimento, são definidas estratégias de segurança para as soluções como a criptografia de senha de acesso com algoritmo de função hash de 256 bits e definidos padrões de apresentação e usabilidade para obtenção de boa experiência de usuário,
baseando-se nos protocolos das heurísticas de Nielsen, objetivando um bom engajamento dos clientes com a solução para que os lojistas consigam concretizar suas vendas pelo aplicativo, oferecendo facilidade, confiança e tranquilidade aos clientes ao longo de toda navegação. Por fim, faz-se uma análise de viabilidade, custos e mercado potencial para o fornecimento das soluções tecnológicas implementadas como produto ou como serviço de acordo com as necessidades, restrições e capacidades do público-alvo. In addition to the business challenges inherent to each business, micro and small companies, as well as self-employed professionals, are faced with the innovations that information technology inserts into the market, usually implemented by large corporations. Among which, online commerce driven by mobile devices stands out. To be present in this communication channel, however, requires investment to offer a safe and functional environment, able to provide a good user experience to its users. In this context, the present work seeks to develop an application focused on home delivery commerce, with a focus on small commercial establishments. For this purpose, it works with the Scrum/Agile methodology to build a mobile application for devices with android operating system, an application programming interface – API and a relational database. The developed solutions are integrated with a BackOffice interface aimed at the retailer. This interface, developed in partnership for this project, aims to provide an easy visualization and control by the commercial establishment and is not part of the scope of this work. In this development, security strategies are defined for the solutions, such as password encryption with a 256-bit hash function algorithm, and presentation and usability standards are defined to obtain a good user experience, based on Nielsen’s heuristics protocols, aiming at a good engagement of customers with the solution so that retailers can make their sales through the application, offering ease, confidence, and tranquility to customers throughout the navigation. Finally, an analysis is made of feasibility, costs, and potential market for the supply of technological solutions implemented as a product or as a service according to the needs, restrictions, and capabilities of the target audience. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12853 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
20212S_Thiago Martiusi Moura_OD1530.pdf | 2.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
termo-autorizacao - Thiago Martiusi Moura.pdf Restricted Access | 766.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.