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Título: Análise do contributo do corredor do Lobito de Angola para a integração e cooperação regional na SADC
Título(s) alternativo(s): Analysis of the contribution of the Lobito de Angola corridor to regional integration and cooperation in SADC
Autor(es): SANTOS, Lury
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Logística;Transporte multimodal;Integração de tecnologias;Transportes
Data do documento: 4-Mai-2023
Referência Bibliográfica: SANTOS, Lury. Análise do contributo do corredor do Lobito de Angola para a integração e cooperação regional na SADC. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.10, n.2, p.35-48, out.2022/mar.2023. Disponível em:https://www.fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/327 DOI: 10.47283/244670492022100235
Série/Relatório no.: R.Tec.FatecAM, Americana, v.10, n.2, p.35-48, out.2022/mar.2023;
Resumo: O presente estudo incide principalmente sobre a África Austral, com especial interesse no espaço SADC (Southern African Development Community), observando o caso particular de Angola e a sua participação na valorização do corredor do Lobito. Assim sendo, o corredor do Lobito, nomeadamente os Caminhos-de-Ferro de Benguela e o Porto do Lobito, são o foco central deste estudo, por constituir um fator estratégico de cooperação e integração regional, observando sempre as várias externalidades possíveis ao longo do mesmo. Com efeito, a presente abordagem visa fundamentalmente a envolvente histórica, social, geoestratégica e geoeconômica, de forma a se aferir os principais impactos subjacentes ao seu contributo em benefício da cooperação e integração regional, através de uma revisão bibliográfica e documental, adoptando uma abordagem qualitativa, mediante um processo dedutivo. Em suma, o corredor do Lobito apresenta-se como um importante corredor quer para o desenvolvimento interno de Angola, ao longo das províncias que atravessa e toda a zona de influência, cerca de 26% da população angolana, tanto para os países vizinhos e para as organizações regionais sob a sua zona de influência. A estrutura do Caminho-de-ferro de Benguela materializa um canal sólido para o desenvolvimento da logística regional. Portanto, as organizações como a SADC, COMESA, EAC e mesmo a própria UA devem ter sempre como referência este corredor
This study focuses mainly on Southern Africa, with special interest in the SADC space (Southern African Development Community), looking at the particular case of Angola and its participation in the enhancement of the Lobito corridor. Therefore, the Lobito Corridor, namely, the Benguela Railways and the Port of Lobito, are the central focus of this study, as it constitutes a strategic factor for cooperation and regional integration, always observing the various possible externalities along it. In effect, the present approach fundamentally targets the historical, social, geostrategic and geoeconomic environment, in order to assess the main impacts underlying its contribution for the benefit of regional cooperation and integration, through a bibliographic and documental review, adopting a qualitative approach, through a deductive process. Summarizing, the Lobito corridor presented as a very important corridor for the Angolan development, along the provinces that it crosses and the entire influence zone, about 26% of the Angolan population, to the neighboring countries and the economic organizations that is member of. The structure of the Benguela Railroad materializes a solid channel for the development of regional logistics. Therefore, organizations like SADC, COMESA, EAC and the AU must always take into account the Lobito corridor.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12801
ISSN: 2446-7049
Outros identificadores: Revista Tecnológica da Fatec Americana
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