Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12632
Título: Revisão sobre a eficácia da aromaterapia no stress e ansiedade (Lyra, et al.,2010)
Título(s) alternativo(s): Review on the effectiveness of aromatherapy in stress and anxiety (Lyra, et al.,2010)
Autor(es): SILVA, Damaris Messias Sousa da
RIBEIRO, Mayele de Andrade
APOLINÁRIO, Pablo Capriste
Orientador(es): ZEPPONI, karla Meira Castro
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Aromaterapia;Ansiedade
Data do documento: Dez-2022
Editor: 165
Referência Bibliográfica: SILVA, Damaris Messias Sousa da; RIBEIRO, Mayele de Andrade; APOLINÁRIO, Pablo Capriste. Revisão sobre a eficácia da aromaterapia no stress e ansiedade (Lyra, et al, 2010). Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Farmácia) – Etec de Araçatuba, Araçatuba, 2022.
Resumo: A aromaterapia é um dos tratamentos complementares utilizados na recuperação da saúde individual, que usa os óleos essenciais extraídos das plantas, especificamente das flores, folhas, frutos e raízes. Essa prática da medicina alternativa tem como objetivo tratar os aspectos físico, mental, emocional e espiritual de cada pessoa. Este trabalho também tem como principal objetivo analisar através de uma revisão literária a eficácia da aromaterapia no tratamento das doenças de ansiedade e/ou hipertensão arterial. Devido ao alto índices na população e a dificuldade de obter tratamento,essas patologias estão sendo bastante estudadas pelos profissionais da saúde,este estudo foi feito para verificar se há indicação médica da aromaterapia para essas doenças e se há eficácia do tratamento. Acredita-se que a cura para algumas patologias humanas pode resultar de certas substâncias encontradas in natura.Percebemos que a atuação de vários óleos essenciais tais como: lavanda (Lavandula angustifólia), gerânio (Pelargonium graveolens) e alecrim (Rosmarinus officinalis), agem de forma eficaz no tratamento das enfermidades citadas. Assim, compreende-se que determinadas substâncias extraídas de plantas tem caráter curativo, de comprovação científica. Essa questão vem firmar o uso de certas plantas pelo conhecimento e práticas utilizadas há milêniospelo senso comum.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12632
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemfarmacia_2022_2_damarismessiassousadasilva_revisãosobreaeficaciadaaromaterapia.pdf662.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.