Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12627
Título: A quebra de tabus relacionada ao coletor menstrual
Título(s) alternativo(s): Breaking taboos related to the menstrual collector
Autor(es): PIZAPIO, Adrieny Melissa da Silva
SILVA, Dallila Gabriele Barbosa da
SANTOS, Daniela Moura dos
VITORINO, Edivânia Correia
PEREIRA, Sheila Maria de Oliveira
BONFIM, Tainara Cristina da Silva
BONFIM, Viviane Fernandes de Souza
Orientador(es): ZEPPONI, karla Meira Castro
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Mulheres;Transtornos da menstruação
Data do documento: Dez-2022
Editor: 165
Referência Bibliográfica: PIZAPIO, Adrieny Melissa da Silva; SILVA, Dallila Gabriele Barbosa da; SANTOS, Daniela Moura dos; VITORINO, Edivânia Correia; PEREIRA, Sheila Maria de Oliveira; BONFIM, Tainara Cristina da Silva; BONFIM, Viviane Fernandes de Souza. A quebra de tabus relacionados ao coletor menstrual. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Farmácia) – Etec de Araçatuba, Araçatuba, 2022.
Resumo: Introdução: A menstruação, é o processo natural que quase todas as mulheres experimentam ao longo de sua vida e é culturalmente considerada um “mal necessário”. Dentre muitos absorventes fabricados até a atualidade, este trabalho enfatiza os coletores menstruais. Ao contrário dos absorventes descartáveis, são uma alternativa segura para a saúde da mulher e não provocam alergias e doenças causadas por fungos e bactérias, mas seu uso ainda é um tabu, pois proporciona à mulher uma experiência íntima. Objetivo: Analisar a relação entre a saúde da mulher, esclarecendo as dúvidas sobre o coletor menstrual e informar a população feminina acerca dos benefícios do uso do coletor menstrual por meio de um banner virtual, que será disponibilizado em aplicativos e redes sociais. Método: Foi realizado um levantamento em base de dados e selecionados cerca de dez artigos sobre “coletores menstruais” dos quais quatro foram selecionados. Realizamos pesquisas sobre o desenvolvimento histórico do coletor menstrual, identificamos seus prós e contras e, posteriormente, levantamos hipóteses com base no artigo. A partir disso, foi criado um formulário com sete questões online no Google no qual foi disponibilizado um link nos grupos do whatsapp, usando as ferramentas do Google forms, os dados puderam ser tabulados automaticamente e os resumos apresentados em tabelas e gráficos. Resultado e Discussão: por meio dos resultados coletados no questionário, foi possível avaliar que houve uma maior porcentagem de mulheres que conhecem ou já ouviram falar sobre o coletor menstrual, mas expressam alguns receios e dúvidas sobre tal método. Outras, por outro lado, não conheciam, porém tinham o interesse de saber mais sobre o coletor menstrual, mostrando que devem ser disponibilizadas mais informações, além disso aumentar a divulgação do coletor para que conheçam sobre seus benefícios e esclarecer dúvidas. Considerações finais: Na verdade, é preciso mais informações, divulgações e quebra de tabus para mudar a forma como as mulheres pensam sobre a menstruação. Dessa forma, as mulheres podem utilizar produto sustentável e reduzir a geração de resíduos, pois, por meio da informação e do empoderamento feminino, é possível se afastar do paradigma cultural do sangue menstrual e das vaginas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12627
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemfarmacia_2022_2_adrienymelissadasilvapizapio_aquebradetabusrelacionadosaocoletormenstrual.pdf968 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.