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Title: A influência da música na vestimenta: o pop é o gênero mais influenciador?
Other Titles: The influence of music on clothing: is pop the most influential genre?
Authors: MAGALHÃES, Alessandra Maria de
SANTOS, Micael Cristian dos
Advisor: MORETTI, Nancy de Palma
Other contributor: PEREIRA, Maria Adelina
SILVA, Alex Paulo Siqueira
type of document: Monografia
Keywords: Moda;Música
Issue Date: 17-Nov-2021
Publisher: 004
Citation: MAGALHÃES, Alessandra Maria de, SANTOS, Micael Cristian dos. A influência da música na vestimenta: o pop é o gênero mais influenciador?, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Têxtil e Moda) - Faculdade de Tecnologia de Americana "Ministro Ralph Biasi", Americana, 2021
Abstract: Como a música, a indumentária é arte e sofre influência da época e da sociedade, alterando o modo de vida das pessoas. É conhecido que a música já foi retratada de forma vaga, mas hoje é abordada como recurso de maturação, onde o indivíduo sob sua influência pode se reconstruir, portanto, relação entre a moda, música e o ser humano, está longe de ser superficial: a moda destaca características vinculadas a personalidade de modo a revelar ou ocultar seu lado íntimo e a transfigurar sobre uma segunda pele um emaranhado de sentimentos e emoções expressas através de formas e cores em movimento. Na virada do século XXI, a música Pop, cresce com o avanço da tecnologia e sons digitalizados, o surgimento de muitos artistas, videoclipes e eventos ligados a esse estilo, fez com que as pessoas não só admirassem a música, mas almejassem se parecer com seus ídolos, ditando forte tendência de comportamento na moda e na sociedade, demonstrando mais uma vez o quanto a música e a moda estão interligadas. A estética da música Pop é atrelar lazer e diversão, fantasia a superficialidade, que cooperam com a relação entre a mídia e seus desfrutadores com a visão que remete à característica da percepção da sociedade atual. O objetivo principal do estudo foi inferir se os gêneros musicais exercem influência no indivíduo, no momento de aquisição de vestuário. O estudo de caráter quantitativo e qualitativo foi realizado com público sem especificidades em um período de pesquisa de quarenta dias contínuos, tendo sido compartilhado em diferentes redes sociais, a fim de não se apegar a público definido. Para a participação da pesquisa, foi necessário o preenchimento de um formulário disponibilizado em meio eletrônico para inscrição prévia que continha cinco questões, sem necessidade de identificação. Foi possível ver que todos os gêneros, mesmo que com popularidade diferente, abrangem públicos seletos, mas todos à sua maneira influenciam quem os ouve, mesmo que os mesmos habitem em diferentes lugares, apresentem diferentes sexos e idades, porém o pop e o kpop, sendo os mais ouvidos de acordo com os dados obtidos, se apresentou como o gênero mais influenciador, comprovando a hipótese do estudo.
Like music, clothing is art and is influenced by time and society, changing people's way of life. It is known that music has been portrayed in a vague way, but today it is approached as a maturation resource, where the individual under its influence can rebuild, therefore, the relationship between fashion, music and the human being is far from superficial: fashion highlights characteristics linked to personality in order to reveal or hide its intimate side and to transfigure onto a second skin a tangle of feelings and emotions expressed through shapes and colors in movement. At the turn of the 21st century, Pop music, grows with the advancement of technology and digitized sounds, the emergence of many artists, music videos and events related to this style, made people not only admire the music, but aspire to look like their idols, dictating a strong trend of behavior in fashion and society, demonstrating once again how much music and fashion are intertwined. The aesthetics of Pop music is to link leisure and fun, fantasy to superficiality, which cooperate with the relationship between the media and its enjoyers with a vision that refers to the characteristic of the perception of today's society. The main objective of the study was to infer whether musical genres influence the individual at the time of purchasing clothing. The quantitative and qualitative study was carried out with a public without specificities in a research period of forty continuous days, having been shared in different social networks, in order not to get attached to a defined public. To participate in the research, it was necessary to fill out a form available electronically for prior registration that contained five questions, with no need for identification. It was possible to see that all genres, even with different popularity, cover select audiences, but all in their own way influence those who listen to them, even if they live in different places, have different genders and ages, but pop and kpop, being the most listened to according to the data obtained, it was presented as the most influential gender, proving the study hypothesis.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12481
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