Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12446
Title: Uso de sistemas informatizado para ensino de educação financeira em escolas de ensino básico
Authors: CONDUTTA, Murilo Afonso
Advisor: BORGES, Grace Anne Pontes
type of document: Monografia
Keywords: Educação financeira;Ensino e aprendizagem;Tecnologia da informação
Issue Date: 11-Dec-2022
Publisher: 002
Citation: CONDUTTA, Murilo Afonso. Uso de sistemas informatizado para ensino de educação financeira em escolas de ensino básico, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2022.
Abstract: A criação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) no Brasil, em 2010, através do decreto federal 7.397/2010 e, renovada pelo decreto federal 10.393/2020, expandiu as discussões sobre o tema no país. O atual cenário econômico do mundo também promove uma maior busca por conhecimento sobre o tema, por exemplo, para aprender sobre produtos financeiros e como controlar o orçamento pessoal. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo pesquisar se soluções que utilizam sistemas informatizados auxiliam no ensino de educação financeira em escolas de educação básica, apresentando características principalmente para as de nível fundamental. A fim de chegar às conclusões, foi pesquisado o histórico do uso da informática na educação no Brasil, analisada a atual estrutura das escolas brasileiras em termos de recursos tecnológicos, formação e disposição de professores (a) para lecionarem conceitos do tema durante as aulas, se a sociedade está aberta e acredita que a utilização de sistemas informatizados pode auxiliar no ensino do tema e, por fim, foram analisadas soluções existentes de acordo com critérios estabelecidos durante o trabalho. Contudo, foi possível concluir que o uso de soluções informatizadas auxilia no processo de ensino-aprendizagem sobre educação financeira e, para escolas que não possuem estrutura necessária para utilizar essas soluções, ainda há a possibilidade de uso de livros didáticos para apresentar o assunto às crianças.
The creation of the National Strategy for Financial Education (ENEF) in Brazil, in 2010, through federal decree 7.397/2010 and renewed by federal decree 10.393/2020, expanded discussions on the subject in the country. The current economic scenario in the world also promotes a greater search for about it, for example, to learn about financial products and how to control personal budget. Therefore, this work aims to investigate whether solutions that use computerized systems help in teaching financial education in basic level schools, focusing on elementary schools. In order to reach conclusions, the history of the use of information technology in education in Brazil was researched, the current structure of Brazilian schools was analyzed in terms of technological resources, training and disposition of teachers to pass concepts of the subject during classes, if society is open and believes that the use of computerized systems can help in teaching the subject and, finally, existing solutions were analyzed according to criteria established during the work. However, it was possible to conclude that the use of computerized solutions helps in the teaching-learning process about financial education and, for schools that do not have the necessary structure to use these solutions, there is still the possibility of using textbooks to present the subject to children.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12446
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ads_2022_2_muriloafonsocondutta_usodesistemainformatizadoparaensino.pdf
  Restricted Access
2.45 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.