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Title: A importância da responsabilidade social empresarial na percepção dos alunos de gestão empresarial da Fatec Americana
Other Titles: The importance of corporate social responsibility in the perception of business management students at Fatec Americana
Authors: CANTUARIA, Anna Paula Ribeiro
Advisor: ANDRADE, Sanete Irani
Other contributor: BEDIN, Maria Camila
GOMES, José William Pinto
type of document: Monografia
Keywords: Competitividade;Responsabilidade social corporativa
Issue Date: 1-Dec-2022
Publisher: 004
Citation: CANTUARIA, Anna Paula Ribeiro. A importância da responsabilidade social empresarial na percepção dos alunos de gestão empresarial da Fatec Americana, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2022
Abstract: A responsabilidade social empresarial (RSE) pode, eventualmente, ser confundida com filantropia, entretanto, o principal diferencial é que a responsabilidade social consiste em um planejamento estratégico das organizações, em que se engloba as necessidades dos acionistas, funcionários, fornecedores, consumidores, entre outros, e através da necessidade de demanda de cada um, a empresa cria um planejamento que satisfaça todas as partes e incorpora isso em seu negócio. Desse modo a responsabilidade social é ligada diretamente aos interesses da empresa, além disso a organização busca associar a sua imagem a essas ações visando um retorno financeiro e um diferencial entre seus concorrentes. Neste contexto, o presente estudo traz como objetivo levantar a importância da responsabilidade social empresarial sob a ótica dos alunos de gestão empresarial da Fatec Americana. Para a elaboração da pesquisa foram efetuadas pesquisas bibliográficas para o desenvolvido do referencial teórico e em seguida, utilizou-se do questionário com quatorze questões como técnica de pesquisa, e aplicado aos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial da Faculdade Tecnológica de Americana. Após a tabulação dos dados coletados, pode-se afirmar que de acordo com a visão dos respondentes, a RSE agrega valor a marca e influência no poder compra do consumidor ao adquirir um produto ou serviço criando a diferenciação da empresa em relação aos seus concorrentes. Além disso, foi visto que o marketing social com base na responsabilidade social é um meio ainda pouco explorado pelas empresas como uma forma de construir a longo prazo um valor diferencial e a vantagem competitiva para as organizações, sendo ele de extrema importância para obter retornos significantes relacionados ao tema, visto que é ele quem irá fazer a ligação dos interesses da empresa e dos consumidores, colaboradores e investidores.
Corporate social responsibility (CSR) can eventually be confused with philanthropy, however, the main difference is that social responsibility consists of a strategic planning of organizations, which encompasses the needs of shareholders, employees, suppliers, consumers, among others. others, and through each one's demand needs, the company creates a plan that satisfies all parties and incorporates this into its business. In this way, social responsibility is directly linked to the interests of the company, in addition, the organization seeks to associate these actions with its image, aiming at a financial return and a differential among its competitors. In this context, the present study aims to raise the importance of corporate social responsibility from the perspective of business management students at Fatec Americana. For the elaboration of the research, bibliographic research was carried out to develop the theoretical framework and then a questionnaire with fourteen questions was used as a research technique, and applied to students of the Higher Course of Technology in Business Management at the Faculdade Tecnológica de Americana. After tabulating the collected data, it can be said that according to the respondents' view, CSR adds value to the brand and influences the consumer's purchasing power when purchasing a product or service, creating the company's differentiation in relation to its competitors. In addition, it was seen that social marketing based on social responsibility is a means still little explored by companies as a way to build a long-term differential value and competitive advantage for organizations, being extremely important to obtain significant returns. related to the topic, as it will link the interests of the company and consumers, employees and investors.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12318
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