Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12309
Title: A inclusão de pessoas com deficiência em cargos de liderança: um panorama do serviço público federal
Other Titles: The inclusion of people with disabilities in leadership positions: an overview of the federal public service
Authors: SOUZA, Maria Cássia Cardoso de
SILVA, Gerusa dos Santos
Advisor: RODRIGUES, Lilian Segnini
type of document: Artigo científico
Keywords: Pessoas com deficiência;Inclusão social;Liderança;Mercado de trabalho
Issue Date: Dec-2022
Publisher: 269
Citation: Souza, Maria Cássia Cardoso de. A inclusão de pessoas com deficiência em cargos de liderança: um panorama do serviço público federal, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos). Fatec São Carlos, São Carlos, 2022.
Abstract: Este artigo tem como objetivo analisar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho no contexto da administração pública federal e, a partir deste ingresso, sua inclusão em cargos de liderança. Para isso, foi feito um levantamento em órgãos públicos federais através da plataforma Fala BR da Controladoria Geral da União, onde foram enviadas questões que abordam tanto o ingresso da PCD no serviço público quanto a inclusão dessas pessoas em cargos de liderança. As respostas dos órgãos públicos federais foram tabuladas e analisadas à luz do debate teórico sobre o tema. Parte-se da hipótese de que o percentual de PCD nos órgãos públicos é muito inferior ao quantitativo de servidores desses órgãos e que o percentual de PCD em cargos de liderança é quase nulo. Os resultados comprovam a hipótese previamente levantada. O percentual de PCDs no serviço público federal não chega a 2% e o percentual desses em cargos de liderança é de 0,29%, comparado com o total de servidores da amostra de órgãos públicos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12309
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.