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Title: A evasão no ensino superior: um estudo de caso na Fatec Americana-SP
Other Titles: Evasion in higher education: a case study at Fatec Americana-SP
Authors: SACAMOTO, Jimmy Stevhan
Advisor: GARBERO, Reydner Furtado
Other contributor: AZEVEDO, Marcelo Cândido de
CAETANO, Luiz Carlos
type of document: Monografia
Keywords: Marketing;Marketing de relacionamento;Evasão escolar
Issue Date: 5-Dec-2022
Publisher: 004
Citation: SACAMOTO, Jimmy Stevhan. A evasão no ensino superior: um estudo de caso na Fatec Americana-SP, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2022
Abstract: Este estudo objetivou compreender o problema acerca da evasão universitária interligando com os aspectos de marketing nas organizações, bem como identificar o conhecimento atual do marketing na retenção de clientes para então medir o grau de permanência de alunos de uma faculdade pública da cidade de Americana-SP. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica juntamente com o estudo de caso, através do estudo levantado no referencial teórico sobre o Marketing de Relacionamento e levantamento de dados através de questionário eletrônico pesquisando alunos do curso Gestão Empresarial ministrada pela Faculdade de Tecnologia de Americana-SP - Fatec. A partir da análise de dados foi possível perceber que o desafio da evasão de estudantes na faculdade pública podem estar ligadas, principalmente, por fatores externos a instituição, como a dificuldade de conciliação entre estudos e trabalho, juntamente com outros problemas pessoais. Todavia, a taxa de retenção da amostra de alunos do curso pesquisado é alta. Assim, por meio de todo o estudo realizado de marketing e das informações obtidas através da pesquisa foi possível confirmar a excelente taxa de retenção dos alunos-cliente da instituição, dessa forma, o corpo docente e a equipe de coordenação da Fatec Americana-SP precisam continuar com o seu ótimo trabalho para que a faculdade continue reconhecida como uma das melhores faculdades da região do interior de São Paulo.
This study aimed to understand the problem about university evasion interconnecting with marketing aspects in organizations, as well as to identify the current knowledge of marketing in customer retention to then measure the degree of permanence of students from a public college in the city of Americana-SP. so much, bibliographical research was used as a method for data collection together with the case study, through the study raised in the theoretical reference on Relationship Marketing and data collection through electronic questionnaire researching students of the Business Management course taught by the Technology College of Americana-SP - Fatec. From the data analysis it was possible to perceive that the challenge of dropping out of students in public college may be linked, mainly, by factors external to the institution, such as the difficulty of reconciling studies and work, along with other personal problems. However, the retention rate of the sample of students in the researched course is high. Thus, through the entire marketing study carried out and the information obtained through the research, it was possible to confirm the excellent retention rate of the institution's student-clients, in this in this way, Fatec Americana-SP faculty and coordination team need to continue with their excellent work so that the college remains recognized as one of the best colleges in the interior region of São Paulo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12287
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