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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12257
Título: | Empreendedorismo feminino |
Título(s) alternativo(s): | Female entrepreneurship |
Autor(es): | SOUZA, Silvana Pereira Marques de |
Orientador(es): | ZORZO, Adalberto |
Outro(s) contribuidor(es): | GARBERO, Reydner Furtado CAETANO, Luiz Carlos |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Empreendedorismo;Mulheres;Negócios |
Data do documento: | 3-Dez-2022 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | SOUZA, Silvana Pereira Marques de. Empreendedorismo feminino. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2022 |
Resumo: | A ocupação gradual da mulher no mercado de trabalho levou a expansão dos espaços ocupados. Um desses espaçoes é o de empreendedoras. Atualmente 46% dos negócis brasileiros são chefiados por mulheres. Esse contingente de mais de 8 milhões de mulheres encontra desafios proprocionalmente muitos maiores do que os desafios de um empreendedor do sexo masculino. Neste trabalho foram analisados artigos que relatam os números do empreendedorismo feminino no Brasil, as dificuldades percorridas pelas mulheres empreendedoras, as vantagens para as donas de negócio e para as suas família e sociedade.
Embora seja um ramo em expansão, há uma carência de trabalhos na literatura quando comparamos aos números de pesquisas realizadas sobre empreendedorismo em geral. Há várias lacunas a serem preenchidas e é urgente que se preeencham essas lacunas o mais rápido possível. Sobretudo devido à rápida mudança de panoramas econômicos que estamos vivendo.
Mais pesquisas irão fornecer dados e informações importantes aos especialistas e às novas empreendedoras, bem como àquelas que já estão no mercado sobre aspectos cruciais da manutenção e expansão dos negócios. Nesse sentido, a sociedade se beneficia particularmente do empreendedorismo feminino, uma vez que este tem um poderoso papel de mudança social. The gradual occupation of women in the workforce lead to the expansion of places these women can fill. One of these roles is the entrepreneurship. Around 46% of Brazilian businesses are lead by women. This contingent of 8 million women finds challenges proportionally way bigger than those faced by men entrepreneurs. In this work we analyzed articles that bring numbers of women’s entrepreneurship in Brazil, the challenges faced by women who decide to open their businesses, the advantages for those women who own their businesses and the advantages of their families and society. Although it is an expanding field of market, there are few works on literature when compared to those articles that address entrepreneurship in general. There are many empty spaces that need to be filled as soon as possible, especially because we are living in a very dynamic economic environment which is changing fast. More research will provide data and important information to specialist and to the novel women entrepreneurs and to those who are already settled, about aspects that include maintenance and expansion of their business. In this context, society benefits deeply from women’s entrepreneurship, since it not only helps economy, but it has powerful role as a social change. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12257 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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