Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1224
Título: Estudos de espessantes naturais e sintéticos
Título(s) alternativo(s): Studies of natural and synthetic thickeners
Autor(es): SANTOS, Hayane Silva dos
Orientador(es): GIORDANO, João Batista
Outro(s) contribuidor(es): SAMPAIO, José Fornazier Camargo
BERGAMASCO, Daives Arakem
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Estamparia;Lavanderia;Beneficiamento têxtil
Data do documento: 18-Jun-2013
Editor: 004
Referência Bibliográfica: SANTOS, Hayane Silva dos. Estudos de espessantes naturais e sintéticos, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Produção Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2013
Resumo: Na formulação da pasta de estamparia é utilizado o espessante natural ou sintético. A vantagem de se usar espessante natural, é que possui menos solidez a lavagem em relação aos sintéticos. Os espessantes naturais são fontes renováveis, entretanto menos estáveis ao tempo. Os sintéticos, contudo tem mais confiabilidade na sua produção, onde possuem métodos elaborados de fabricação. Já por outro lado os corantes sintéticos podem deixar resíduos nas lavagens posteriores; o que pode ocasionar a “engomagem” do produto final, deixando assim um toque não muito agradável. A quantidade de sólidos nos espessantes naturais são maiores que nos espessantes sintéticos, por isso em estampas com detalhes delicados ficam mais precisos quando se utiliza espessante natural. Já nos sintéticos esses detalhes ficariam levemente expandidos, ou seja, o espessante sintético é mais indicado para áreas maiores.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1224
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20131S_SANTOSHayaneSilvados_TCCTX0262.pdf2.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.