Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12162
Título: Análise das práticas ESG em condomínios residenciais da região de São Carlos: uma nova gestão para os stakeholders
Título(s) alternativo(s): Analysis of ESG practices in residential condominiums in the São Carlos region: a new management for stakeholders
Autor(es): OLIVEIRA, Wellington Roberto de
Orientador(es): ARGOUD, Ana Rita Tiradentes Terra
Outro(s) contribuidor(es): COLENCI NETO, Alfredo
GONÇALVES, Fernanda Scabio
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Meio ambiente;Responsabilidade social;Governança;Administração de condomínio;Gestão ambiental
Data do documento: Dez-2022
Editor: 269
Referência Bibliográfica: Oliveira, Wellington Roberto de. Análise das práticas ESG em condomínios residenciais da região de São Carlos: uma nova gestão para os stakeholders, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial). Fatec são Carlos, São Carlos, 2022.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar e analisar as práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) consideradas na literatura, analisando quais delas são adotadas e as que mais influenciam na gestão de condomínios residenciais na região de São Carlos - SP, elucidando sua importância para uma nova gestão aos stakeholders. A amostra foi composta por 10 condomínios, gerenciados por 07 gestores – síndicos e gerentes prediais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas e fechadas as quais foram gravadas, transcritas e posteriormente submetidas à análise de conteúdo. Os resultados pretextaram as indicações das práticas ambientais, sociais e de governança realizadas na gestão dos entrevistados. Em relação às respostas, constatou-se limitações nas práticas ESG aplicadas nesse ambiente, perante as premissas propostas na literatura. Ademais, conclui-se que as ações identificadas envolvem os stakeholders em todas as esferas, cabendo aos gestores explorarem os impactos positivos dessa participação, pois investir em práticas ESG nos condomínios podem revigorar o desenvolvimento de seus stakeholders, uma vez que são eles os principais atores dessa mudança comportamental.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12162
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.