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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12153
Título: | A (Re) organização da comunicação corporativa pós Covid-19 |
Título(s) alternativo(s): | The (Re)organization of corporate communication after Covid-19 |
Autor(es): | RIBEIRO, Grace Carolina da Silva |
Orientador(es): | CARVALHO, Daltro Oliveira de |
Outro(s) contribuidor(es): | CARVALHO, Daltro Oliveira de SALLES, Taciana Lucas de Afonseca SILVA, Alexandre Gomes da |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Comunicação interna;Comunicação organizacional;Comunicação na administração;Covid-19;Pandemias |
Data do documento: | 20-Dez-2022 |
Editor: | 109 |
Referência Bibliográfica: | RIBEIRO, Grace Carolina da Silva. A (Re) organização da comunicação corporativa pós Covid-19. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2022 |
Resumo: | A comunicação é um importante elemento das relações interpessoais, e é
fundamental para qualquer negócio seguir adiante. entretanto, a pandemia gerada
pela COVID-19, trouxe mudanças na comunicação. Nesse sentido, o objetivo deste
estudo é realizar uma revisão conceitual da transformação da comunicação
corporativa pós pandemia, buscando entender de que forma, mesmo remotamente, a
participação dos colaboradores impactou na construção de novos modelos de repasse
de informações. Dessa forma será realizada pesquisa qualitativa de caráter descritivo,
baseada em levantamento bibliográfico em livros e artigos científicos sobre o assunto.
Considerar fatores atuais como novas tecnologias, a saturação de meios e formas de
comunicação inseridas neste período para suprir a falta do convívio social e a
competitividade do mercado, fez com que o R.H. estivesse mais presente e atento às
necessidades dos colaboradores. Desafios como manter o clima organizacional,
reforçar a cultura da empresa e ainda ter que lidar com situações extremas de
adoecimentos e falecimentos, em meio a um cenário tão negativo, possibilitou que a
gestão de Recursos Humanos se tornasse não só necessária, mas uma área
estratégica na comunicação interna. Evidenciando que essa nova realidade no mundo
corporativo requer investimentos condizentes para planejamento e estruturação de
uma comunicação interna eficaz reduzindo o esforço dispensado em resolução de
conflitos, melhora do clima organizacional e impactando nos resultados da empresa.
Desta forma, é importante o gerenciamento da comunicação interna para que esta
tenha o reconhecimento que necessita para tornar-se uma ferramenta estratégica
beneficiando as organizações e seus públicos. Communication is an important element of interpersonal relationships, and it is fundamental for any business to move forward. however, the pandemic generated by COVID-19 brought changes in communication. In this sense, the objective of this study is to carry out a conceptual review of the transformation of post-pandemic corporate communication, seeking to understand how, even remotely, the participation of employees had an impact on the construction of new models for passing on information. Thus, qualitative descriptive research will be carried out, based on bibliographical research in books and scientific articles on the subject. Considering current factors such as new technologies, the saturation of means and forms of communication inserted in this period to overcome the lack of social interaction and the competitiveness of the market, made R.H. be more present and attentive to the needs of employees. Challenges such as maintaining the organizational climate, reinforcing the company's culture and even having to deal with extreme situations of illness and death, in the midst of such a negative scenario, made it possible for Human Resources management to become not only necessary, but a strategic area in internal communication. Evidencing that this new reality in the corporate world requires consistent investments for planning and structuring effective internal communication, reducing the effort spent on conflict resolution, improving the organizational climate and impacting the company's results. In this way, it is important to manage internal communication so that it has the recognition it needs to become a strategic tool benefiting organizations and their audiences |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12153 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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