Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12142
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RABELO, Adriana Cristina Araújo | - |
dc.contributor.author | BORGES, Aline Fernandes | - |
dc.contributor.other | RABELO, Adriana Cristina Araújo | - |
dc.contributor.other | ARAÚJO, Érica Aparecida | - |
dc.contributor.other | DUTRA, Neivaldo Hakime | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T23:06:07Z | - |
dc.date.available | 2023-04-11T23:06:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-19 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Aline Fernandes. Hard skills e soft skills: uma análise da percepção das competências de um escritório de contabilidade. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12142 | - |
dc.description.abstract | A abordagem deste trabalho consiste em identificar e destacar a importância das hard skills e soft skills utilizadas em um escritório de contabilidade. Diante disso, destacamos os conceitos e as referências bibliográficas dos principais autores e especialistas em Gestão por Competências para que pudéssemos abordar o conceito das competências técnicas e das competências comportamentais. E, logo após para o estudo de caso, foi aplicado como metodologia um questionário enviado exclusivamente para respondentes que trabalham em escritórios contábeis, a fim de identificar na prática se os referenciais teóricos de fato se aplicam à rotina de um escritório contábil, e se as soft skllis são congruentes com as atividades desenvolvidas de acordo com as perspectivas dos próprios profissionais. Como resultado dessa aplicação, ficou explícito que tanto as habilidades técnicas para o desempenho em si da função, quanto às habilidades comportamentais, levando em consideração a gestão por competências como um todo é de suma importância para a área contábil. | pt_BR |
dc.description.abstract | The approach of this work is to identify and highlight the importance of hard skills and soft skills used in an accounting firm. Therefore, we highlight the concepts and bibliographic references of the main authors and specialists in Management by Competencies so that we could approach the concept of technical competences and behavioral competences. And, soon after for the case study, a questionnaire sent exclusively to respondents who work in accounting offices was applied as a methodology, in order to identify in practice if the theoretical references actually apply to the routine of an accounting office, and if the soft skllis are congruent with the activities developed according to the perspectives of the professionals themselves. As a result of this application, it became clear that both technical skills for the performance of the function itself, as well as behavioral skills, taking into account competency management as a whole, are of paramount importance for the accounting area. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 109 | pt_BR |
dc.subject | Competência administrativa | pt_BR |
dc.subject | Competência profissional | pt_BR |
dc.subject | Gestão de negócios | pt_BR |
dc.subject | Análise de desempenho | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Hard skills e soft skills: uma análise da percepção das competências de um escritório de contabilidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Hard skills and soft skills: an analysis of the perception of skills of an accounting office | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
grh_2022-2_aline_hard-soft-skils-contabilidade.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.