Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12130
Title: Gestão organizacional versus indivíduos LGBTQIAP+: uma mineração qualitativa sobre a diversidade de gênero na esfera empresarial em 2022
Authors: SCHIABEL, Rafael Augusto
Advisor: STRUZIATO, Izabela Cristina
MARCELLINO, Erasmo Roberto
Other contributor: ARGOUD, Ana Rita Tiradentes Terra
ALBERTIN, Adriano
type of document: Monografia
Keywords: Inclusão social;Diversidade sexual;Ambiente de trabalho;Igualdade de oportunidades;Discriminação
Issue Date: Dec-2022
Publisher: 269
Citation: Schiabel, Rafael Augusto . Gestão organizacional versus indivíduos LGBTQIAP+: uma mineração qualitativa sobre a diversidade de gênero na esfera empresarial em 2022, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial). Fatec são Carlos, São Carlos, 2022.
Abstract: Dentro do meio empresarial a inclusão de indivíduos de diversas orientações sexuais, gêneros e etnias vêm promovendo a agregação de grupos marginalizados no ambiente de trabalho. Tal estudo propõe uma análise sobre o comportamento do colaborador nas empresas no que diz respeito às oportunidades no ambiente de trabalho dentro de entidades no Brasil, sobretudo para indivíduos que se identificam como LGBTQIAP+ no ano de 2022. Utilizando-se de abordagem multi-método e de um questionário, realizou-se o levantamento de informações a respeito da diversidade nos ambientes organizacionais, de portes diferentes, buscando saber quais são as percepções dos funcionários sobre questões de diversidade LGBTQIAP+ nas empresas em que trabalham. Ficou evidente a relevância de um ambiente de trabalho que considere a individualidade de seus funcionários e os respeitem como são, e que os que não se identificaram com esse grupo tenderam a ser aliados às questões oriundas de tal comunidade. Contudo, ainda existem receios dos indivíduos em se expor neste local e sofrerem represálias e, para isso, é necessário que as próprias organizações tomem providências para a promoção da igualdade, conscientização sobre discriminação e preconceito, aumento de vagas para este grupo minoritário, principalmente de forma a incluir pessoas transgênero. Todavia, muitos trabalhos ainda surgirão, com amostras mais representativas do todo, desvendando mais os impactos causados pela discriminação e/ou inclusão.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12130
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.