Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12111
Title: Qualidade de vida no trabalho:: um estudo de caso no processo de automação e gestão com responsabilidade social
Authors: FERNANDES, Milton Paulo
RODRIGUES, William Antônio Delgado
Advisor: COSTA, Claudia Silvana da
type of document: Artigo científico
Keywords: Revolução industrial;Emprego;Desenvolvimento humano;Automação industrial;Qualidade de vida;Responsabilidade social corporativa
Issue Date: Dec-2022
Publisher: 269
Citation: Fernandes, Milton Paulo, 2022. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso no processo de automação e gestão com Responsabilidade social. Trabalho de conclusão de curso (curso superior de tecnologia em gestão empresarial). Fatec são Carlos, São Carlos, 2022.
Abstract: A qualidade de vida no trabalho vem sendo abordada nos últimos anos pelas organizações em relação ao bem-estar de seus colaboradores, seja este físico ou mental, devido aos avanços tecnológicos e produtivos no atual cenário, no qual a quarta revolução industrial ou indústria 4.0 traz avanços e mudanças consideráveis, bem como carrega resquícios que os demais avanços industriais trouxeram ao longo da história humana. Num contexto em que as empresas precisam produzir mais e que possui um consumidor mais exigente, estas se utilizam da tecnologia e automação para suprir as necessidades do mercado empresarial, ao mesmo tempo, os efeitos deste processo de automação provocam impactos consideráveis na vida dos colaboradores. Neste sentido, este artigo busca verificar como a empresa que possui uma gestão comprometida com a responsabilidade social pode minimizar os efeitos de funções que trazem risco a saúde e vida dos funcionários. Assim, será abordado a qualidade de vida dos trabalhadores, o processo de automação e gestão com responsabilidade social. Para tanto, houve a realização de um estudo de caso sobre o tema em uma empresa de eletrodomésticos localizada na cidade de São Carlos, no interior do Estado São Paulo. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e a modalidade de pesquisa foi o estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de um questionário aplicado no Google Forms e respondido por um grupo de funcionários do nível operacional e tático da empresa, que atuam numa linha automatizada de montagem, tendo o propósito de mensurar se há programas, práticas/ações e políticas para garantir o emprego, o desenvolvimento humano, bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12111
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.