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Title: O e-commerce é para todos? Os desafios do micro e pequeno empresário para atender as novas demandas
Other Titles: Is e-commerce for everyone? The challenges of the micro and small entrepreneur to meet the new demands
Authors: GARCIA, Fernanda Carla
Advisor: ANDRADE, Sanete Irani
Other contributor: SCAFI, Alencar José de Oliveira
CUNHA, Cíntia Gimenez da
type of document: Artigo científico
Keywords: Microempresas;Comércio eletrônico;Marketing de mídias sociais
Issue Date: 1-Dec-2022
Publisher: 004
Citation: GARCIA, Fernanda Carla. O e-commerce é para todos? Os desafios do micro e pequeno empresário para atender as novas demandas. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana "Ministro Ralph Biasi", Americana, 2022.
Abstract: O objetivo do artigo é entender se o e-commerce é viável para micro e pequenos empresários, que foram surpreendidos no período pandêmico (2020/2021) com o surto da Covid-19, paralisando todo tipo de negócio e atualmente, pós-período crítico. Embora o comércio digital não seja uma novidade, micro e pequenos empresários menos familiarizados com a dinâmica da internet, têm urgência em fazer seu negócio sobreviver. Há muitas dúvidas de por onde começar, o que fazer, como operar, medir resultados e administrar toda a estrutura logística. A metodologia utilizada foi a aplicação de conceitos de marketing, inovação e tecnologia contidos em livros, análises de blogs e sites relacionados ao tema, bem como a aplicação de entrevistas não estruturadas com usuários e profissionais, que contribuíram de forma ímpar ao resultado. A conclusão aponta para o uso inadequado dos termos de expressão, ao generalizar como e-commerce toda e única forma de comercialização ou plataforma para a efetivação de negócios. A apuração denota a não impossibilidade, mas evidencia vários pontos que dificultam e inviabilizam este serviço para micro e pequenos empresários.
The objective of the article is to understand if e-commerce is viable for micro and small entrepreneurs, who were surprised in the pandemic period (2020/2021) with the outbreak of Covid-19, paralyzing every type of business and currently, post-critical period. Although digital commerce is not new, micro and small business owners less familiar with the dynamics of the internet, have urgency to make their business survive. There are many doubts about where to start, what to do, how to operate, measure results, and manage the entire logistical structure. The methodology used was the application of marketing, innovation and technology concepts contained in books, analysis of blogs and websites related to the theme, as well as the application of x-interviews with users and professionals, who contributed in a unique way to the result. The conclusion points to the inappropriate use of the terms of expression, when generalizing as e-commerce all and only form of commercialization or platform for doing business. The investigation denotes the impossibility, but highlights several points that make this service difficult and unfeasible for micro and small entrepreneurs.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12054
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