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Title: A importância da comunicação interna e do endomarketing na gestão de crises: um estudo teórico
Other Titles: The importance of internal communication and internal marketing in crisis management: a theoretical study
Authors: ALMEIDA, Franciele Lais
Advisor: BREDA, Francisco de Assis
Other contributor: BREDA, Francisco de Assis
BITTAR, Liene Cunha Viana
SOEIRA, Fernando dos Santos
type of document: Monografia
Keywords: Comunicação interna;Comunicação na administração;Gestão de negócios
Issue Date: 23-Nov-2022
Publisher: 109
Citation: ALMEIDA, Franciele Lais de. A importância da comunicação interna e do endomarketing na gestão de crises: um estudo teórico. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2022.
Abstract: Mesmo lidando com a competitividade diariamente, muitas organizações se deparam com situações inesperadas, que em muitos casos podem desencadear um cenário de crise. Dessa forma, é crucial que uma política de gestão interna seja aplicada a fim de preparar cada membro da organização para que eles saibam exatamente o que fazer e quando intervir. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é refletir como a comunicação interna e o endomarketing podem contribuir para a gestão de crises organizacionais. A partir de uma pesquisa qualitativa de base descritiva e como estratégia a pesquisa bibliográfica, enfatiza-se a exploração do assunto estudado, possibilitando maior conhecimento sobre o tema, buscando assim um conhecimento mais aprofundado da realidade, a fim de formar uma proposição teórica. Dessa forma, observa-se que a comunicação interna desempenha um papel importante para que os funcionários possam assimilar efetivamente a cultura organizacional em um cenário de crise. Uma das principais fontes dos problemas na resposta a crises está na comunicação entre as organizações. Os resultados obtidos também enfatizam várias barreiras que ocorrem principalmente devido à preparação deficiente ou a sua inexistência, que dificultam a resposta e a recuperação da crise.
Even dealing with competitiveness on a daily basis, many organizations are faced with unexpected situations, which in many cases can trigger a crisis scenario. Thus, it is crucial that an internal management policy is applied in order to prepare each member of the organization so that they can know exactly what to do and when to intervene. Therefore, the objective of this work is to demonstrate how endomarketing can contribute to the management of organizational crises. From a qualitative research with a descriptive basis and as a strategy the bibliographic research, the exploration of the studied subject is emphasized, allowing greater knowledge on the subject, thus seeking a deeper knowledge of reality, in order to form a theoretical proposition. In this way, it is observed that internal communication plays an important role so that employees can effectively assimilate the organizational culture in a crisis scenario. The results obtained also emphasize several barriers that occur due to poor preparation for a crisis, make it difficult to respond and recover from the crisis one of the main sources of problems in crisis response is in the communication between organizations in response.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12051
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