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Title: Consciência sobre a ergonomia entre os colaboradores de uma empresa de seguros
Other Titles: Consciência sobre a ergonomia entre os colaboradores de uma empresa de seguros
Authors: LIMA, Ana Carolina Santos
MANCIO, Ana Paula Santos Lima
Advisor: TABAH, June
Other contributor: TABAH, June
BITTAR, Liene Cunha Viana
SALLES, Taciana Lucas de Afonseca
type of document: Monografia
Keywords: Telemarketing;Ergonomia;Ergonomia no trabalho;Segurança do trabalho
Issue Date: 29-Nov-2022
Publisher: 109
Citation: LIMA, Ana Carolina Santos; MANCIO, Ana Paula Santos Lima. Consciência sobre a ergonomia entre os colaboradores de uma empresa de seguros. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2022.
Abstract: A Saúde e Segurança Ocupacional é um conjunto de normas e procedimentos legalmente exigidos às empresas e colaboradores visando a prevenir contra vários agentes, entre eles os de risco ergonômicos, para se evitarem as doenças ocupacionais e proteger a integridade física do colaborador. Também, tem como finalidade incentivar e manter o mais elevado nível de bem-estar físico, mental e social dos colaboradores em todas as profissões, inclusive para os atendentes de telemarketing. A pergunta que dá origem a este trabalho é se os colaboradores possuem consciência do que é, e a necessidade de se ter ergonomia aplicada ao trabalho (física, cognitiva e organizacional). Para tanto, o objetivo do trabalho foi analisar se há conscientização sobre a ergonomia entre os atendentes de uma empresa de seguros. O objetivo específico foi analisar se a empresa possui as instalações quanto à ergonomia de adaptação dos locais de trabalho, treinamento, palestras, acompanhamento psicológico, entre outros, com foco na ergonomia. O tema apresentado foi escolhido em razão do interesse de se estudar a importância da ergonomia nas empresas e o relacionamento do ser humano com o ambiente de trabalho, buscando o bem-estar e o conforto do colaborador que trabalha com computador de mesa e headphone. A metodologia utilizou uma pesquisa da literatura, de caráter exploratório, em livros, artigos, normas regulamentadoras e páginas eletrônicas sobre o assunto, e o desenvolvimento do estudo de caso, com observação e entrevistas semiestruturadas, realizado com os atendentes de telemarketing de uma seguradora. A pesquisa foi realizada com todos os atendentes deste setor de seguridade, são 20 colaboradores, e sendo alguns que possuem conhecimento sobre a importância da ergonomia perante o trabalho, entre outros não possuem clareza em tal importância, os colaboradores apontaram também que não conseguem realizar a ginástica laboral, proposta pela empresa, pois é realizada concomitante ao trabalho, e já possuíram algum tipo de dor muscular como tendinite ou LER. Os colaboradores apontaram nas entrevistas que a empresa fornece atendimento psicológico para eventuais problemas ou conflitos que possam interferir no andamento de suas funções, mas os funcionários não utilizam tal disponibilidade por terem receio de serem mal interpretados e acarretar a demissão, acreditando que quanto mais o colaborador utiliza tal serviço disponível fica mais visado a ponto de possível readequação do quadro de colaboradores possam ser os primeiros a serem desligados da empresa. Em suma, é possível sugerir melhorias e boas práticas em todos os setores a fim de amenizar possíveis problemas de saúde, realizar uma conscientização maior sobre a importância de seguir as leis e as regras ergonômicas, para obter uma melhoria na qualidade de vida dos colaboradores.
Occupational Health and Safety is a set of norms and procedures legally required from companies and employees to prevent against various agents, including ergonomic risk agents, to avoid occupational diseases and to protect the employee's physical integrity. It also aims to encourage and maintain the highest level of physical, mental, and social well-being of employees in all professions, including telemarketing agents. The question that permeates this work is whether the employees are aware of what it is, and the need to have ergonomics applied to the work (physical, cognitive and organizational). Therefore, the objective of this work was to analyze whether there is an awareness of ergonomics among the employees of an insurance company. The specific objective was to analyze whether the company has the facilities for ergonomic adaptation of the workplace, training, lectures, psychological monitoring, among others, focusing on ergonomics. The theme presented was chosen due to the interest in studying the importance of ergonomics in companies and the relationship of the human being with the work environment, seeking the well-being and comfort of the collaborator who works with a desktop computer and a headphone. The methodology used an exploratory literature search in books, articles, regulatory standards and websites on the subject, and the development of a case study, with observation and semi-structured interviews, carried out with telemarketing attendants from an insurance company. The employees pointed out through the interviews that the company provides psychological care for any problems or conflicts that may interfere in the progress of their functions, but many do not use such availability for fear of being misinterpreted and leading to dismissal, believing that the more the employee uses such an available service, he/she becomes more targeted to the point of possible readjustment of the staff, and may be the first to be dismissed from the company. In short, it is possible to suggest improvements and good practices in all sectors in order to mitigate possible health problems, make a greater awareness of the importance of following the laws and ergonomic rules, to obtain an improvement in the quality of life of employees
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12041
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