Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11876
Título: ISSQN: imposto sobre serviço qualquer natureza
Título(s) alternativo(s): ISSQN: service tax of any nature
Autor(es): BARROS, Débora Marques de
SAMPAIO, Tayná Fernanda Pilôto Valderrama
Orientador(es): SANTOS, José Carlos dos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Imposto sobre serviços;Contabilidade;Receita tributária
Data do documento: Dez-2022
Editor: 031
Referência Bibliográfica: BARROS, Débora Marques de; SAMPAIO,Tayná Fernanda Pilôto Valderrama. ISSQN: imposto sobre serviço qualquer natureza. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Contabilidade) - Escola Técnica Estadual Paulista "Etec Antonio Devisate", Marília, SP, 2022.
Resumo: "INTRODUÇÃO: No Brasil os tributos são as principais fontes de recursos financeiros do Estado, presente na Constituição Federal e no Código Tributário Nacional, os mesmos são arrecadados pelo poder público de forma continua e permanente, com a finalidade de atender as demandas sociais. Desta forma, o Estado precisar obter recursos financeiros para cobrir despesas e suas necessidades. Assim sendo, para atender tais demandas sociais, ou parte delas, cria-se o ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza). No Brasil, a cobrança iniciou-se em 1912, porém, foi a Constituição de 1967 que instituiu o ISS nos moldes que conhecemos atualmente. Esse trabalho tem por finalidade explicar o que é imposto e como surgiu, e objetivo principal o ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza). Demonstrar a importância da arrecadação do ISS, e a maneira correta de se arrecadar tal tributo. O ISSQN é um tributo, de competência municipal e está previsto no art. 156, III, da Constituição Federal e tem como lei reguladora a Lei Complementar nº 116/2003, tendo como fato gerador a prestação de serviços, cuja incidência só ocorre quando o serviço, alvo da exação, encontra-se listado na referida Lei Complementar. Esse imposto possui finalidade essencialmente arrecadatória, sendo uma das principais fontes de receita própria dos municípios que, em regra, devem utilizá-los em favor do bem comum, suprindo as necessidades da comunidade local. O trabalho traz uma explicação detalhada sobre o ISS, sua origem, fato gerador, contribuintes, base de cálculo, alíquota, incidência, não incidência, dentre outros dados, inclusive traz números atualizados da arrecadação da Prefeitura de Marília com Imposto Sobre Serviços, no ano de 2021."
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11876
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnico_contabilidade_2022_2_debora_marques_barros_issqn.pdf596.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.