Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11862
Título: | A educação como ferramenta para a mobilidade social |
Autor(es): | SILVA, Emanuelly Cury Alexandre GENNARI, Isabela Fernandes BRANDÃO, Leonardo Augusto SALUSTIANO, Pedro Henrique |
Orientador(es): | CIRILLO, Tânia Regina |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Educação;Mobilidade social;Acesso à educação;Estratificação social;Desigualdades sociais |
Data do documento: | Dez-2022 |
Editor: | 210 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Emanuelly Cury Alexandre; GENNARI, Isabela Fernandes; BRANDÃO, Leonardo Augusto; SALUSTIANO, Pedro Henrique. A educação como ferramenta para a mobilidade social. 2022. Trabalho de conclusão de curso. (Ensino Médio com habilitação profissional de Técnico em Administração) - Etec de Poá, Poá, 2022. |
Resumo: | Este artigo trouxe a educação como ferramenta para a mobilidade social, abordando como o ensino de qualidade poderia trazer uma mobilidade positiva socialmente, fazendo com que pessoas de classe baixa não fiquem estratificadas em suas posições sociais, mas que tenham a possibilidade de mover-se positivamente na pirâmide social. As pesquisas foram realizadas na seguinte ordem: O que é educação, sua função social e o contexto brasileiro. O trabalho destacou que a educação traz possibilidades, mas a realidade brasileira e sua desigualdade impossibilitam estas devido a fatores econômicos, sociais e cultural. Conclui-se que, uma educação boa impacta em toda a vida de um indivíduo e no seu coletivo, possibilitando tanto resultados financeiros quanto em seu status quo. |
Descrição: | This article brought education as a tool for social mobility, addressing how quality education could bring positive social mobility, making lower-class people not stratified in their social positions, but having the possibility of moving positively in the social pyramid. The surveys were carried out in the following order: What is education, its social function and the Brazilian context. The work highlighted that education brings possibilities, but the Brazilian reality and its inequality makes these impossible due to economic, social and cultural factors. It is concluded that a good education impacts the entire life of an individual and his collective, enabling both financial results and his status quo. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11862 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
administracao-novotec_2022_2_emanuellycuryalexandresilva_aeducacaocomoferramentaparaamobilidade.pdf | 432.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.