Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11856
Title: Análise e comparação entre índices projetados e sistema real implantado de uma planta fotovoltaica residência em funcionamento
Authors: SOUZA, Daniela Cristina Dias de
Advisor: HERNANDEZ, Francisco del Moral
type of document: Monografia
Keywords: Energia;Energia elétrica (gerenciamento)
Issue Date: Dec-2022
Publisher: 276
Citation: SOUZA, Daniela Cristina de e GRECCO, Vinicius Filardi. Análise e comparação entre índices projetados e sistema real implantado de uma planta fotovoltaica residência em funcionamento. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Energia e Eficiência Energética) – Faculdade de Tecnologia de Campinas, Campinas, 2022.
Abstract: O presente trabalho teve por finalidade (1) analisar um sistema fotovoltaico residencial instalado na cidade de Ribeirão Preto/SP com benefício do autoconsumo remoto e transferência de crédito para outra residência na cidade de Campinas/SP e (2) comparar os índices projetados versus índices concretizados nos aspectos relacionados à geração energética e econômico-financeira. Neste estudo foram utilizadas as faturas de energia do cliente para análise do histórico de consumo e, a partir daí, dimensionada a quantidade de energia gerada mensalmente. Com isso, realizaram-se simulações em softwares específicos para geração de energia distribuída e monitoramento através do aplicativo do micro inversor e uso de drone para a verificação da influência de intempéries sob a usina instalada, bem como fatores que influenciaram na geração solar fotovoltaica. Verificou-se nas análises comparativas, diferença de valores na geração energética simulada e real, além do consumo do cliente, em termos demanda energética e valores monetários, que foram detalhadamente descritos ao longo deste trabalho. Palavras-chave: geração fotovoltaica; geração distribuída; monitoramento fotovoltaico; análise e aspectos de geração fotovoltaico; projeto; energia solar; viabilidade técnico-econômica; efeito Jevons; paradoxo Jevons; simulações em software; autoconsumo remoto; dimensionamento fotovoltaico.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11856
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.