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Título: Economia comportamental e os jovens recém-formados no Ensino Médio
Autor(es): SILVA, Lucas Gabriel Pimenta da
PADIN, Thiago Fernandes
OLIVEIRA, Victor Ariel Menezes de
Orientador(es): CIRILLO, Tânia Regina
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Economia;Educação financeira;Jovens
Data do documento: Dez-2022
Editor: 210
Referência Bibliográfica: SILVA, Lucas Gabriel Pimenta da; PADIN, Thiago Fernandes; OLIVEIRA, Victor Ariel Menezes de. Economia comportamental e os jovens recém-formados no Ensino Médio. 2022. Trabalho de conclusão de curso. (Ensino Médio com habilitação profissional de Técnico em Administração) - Etec de Poá, Poá, 2022.
Resumo: Este trabalho objetivou reunir conhecimentos necessários para jovens recém-formados, e apontar para os impactos econômicos de suas escolhas e comportamentos ao entrar no mercado de trabalho. A metodologia inclui pesquisas bibliográficas e documentais para fundamentar os resultados obtidos. O desenvolvimento se iniciou conceituando o que é Economia Comportamental, a área de estudo desta pesquisa, demonstrando as influências na tomada de decisão financeira dos indivíduos; logo após, faz uma correlação com o contexto dos jovens que estão saindo do ensino médio e os impactos da falta de conhecimentos financeiros e comportamentais; e, por fim, apresenta o objeto da economia comportamental, o dinheiro, e como os jovens se relacionam com este recurso. Ao analisar este desenvolvimento pode-se concluir que o estudo econômico comportamental e a educação financeira devem ser introduzidos desde cedo na vida dos indivíduos, pela família e pela escola, pois são de extrema importância para a tomada de decisão e um desenvolvimento pessoal satisfatório.
Descrição: This final paper aimed to gather the necessary knowledge for young people who have just graduated from high school and point to the economic impacts of their choices and behaviors when entering the job market. The methodology includes bibliographical and documentary research to substantiate the results obtained. The development began by conceptualizing what Behavioral Economics is, the study area of this research, demonstrating the influences on individuals' financial decision-making; soon after, it makes a correlation with the context of young people who are leaving high school and the impacts of the lack of financial and behavioral knowledge; and, finally, it presents the object of Behavioral Economics, money, and how young people relate to this resource. Therefore, reading this development, it can be concluded that the behavioral economic study and financial education must be introduced early in the lives of individuals, by the family and by the school, as they are extremely important for decision-making and satisfactory personal development.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11838
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