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Title: Desenvolvimento de plano de negócios de um empreendimento gastronômico - Donna 80
Authors: FERREIRA, Julio Yukio
CROSARA, Lara Cristina de Lima
SILVA, Lidia Candida da
FOLLA, Livia Domingos
SILVA, Lucas Cavalcante
ROSSI, Ludmila Santos
LIMA, Maiara de Jesus
ALVES, Nadir Felix dos Santos
GOMES, Thauane de Sousa
RAMOS, Valeria Alves
Advisor: CARVALHO, Sandra Lee de
type of document: Monografia
Keywords: Gastronomia;Empreendedorismo;Cultura
Issue Date: 1-Dec-2022
Publisher: 014
Citation: FERREIRA, Julio Yukio; CROSARA, Lara Cristina de Lima; SILVA, Lidia Candida da; FOLLA, Livia Domingos; SILVA, Lucas Cavalcante; ROSSI, Ludmila Santos; LIMA, Maiara de Jesus; ALVES, Nadir Felix dos Santos; GOMES, Thauane de Sousa; RAMOS, Valeria Alves. Desenvolvimento de plano de negócios de um empreendimento gastronômico - Donna 80. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Gastronomia) – Etec Júlio de Mesquita, Santo André, 2022.
Abstract: Tendo em vista a falta de empreendimentos gastronômicos temáticos na região metropolitana de Santo André, principalmente espaços culturais que representem tal período o que contribui para a formação de uma lacuna cultural, foi desenvolvida uma empresa gastronômica temática que tem como propósito disseminar a cultura dos anos 80. Para a elaboração deste empreendimento fez-se necessária a criação de um plano de negócios e, por meio deste, foram definidos os custos. Foram delineados os seguintes objetivos, proporcionar uma experiência gastronômica que remeta à época, trazendo a sensação de nostalgia aos clientes; disseminar a cultura da época às novas gerações; e trazer conhecimento técnico das preparações típicas brasileiras do período. Por meio da metodologia e das pesquisas em campo foi possível notar a importância deste período para o Brasil e como é indispensável o conhecimento sobre, assim como foi exequível constatar o interesse das pessoas sobre esse assunto e sobre o conhecimento gastronômico da época. Em suma ao longo deste trabalho foi possível verificar a importância da cultura dos anos 80, principalmente para os jovens que, apesar de desconhecerem essa época, tem muito interesse em aprender sobre.
ABSTRACT Considering the lack of thematic gastronomic enterprises in the metropolitan region of Santo André, mainly cultural spaces that represent that period, which contributes to the formation of a cultural gap, a thematic gastronomic enterprise was developed with the purpose of disseminating the culture of the 80s. For the elaboration of this undertaking, it was necessary to create a business plan, and through this the costs were defined. The following objectives were outlined: to provide a gastronomic experience that recalls the time, bringing the feeling of nostalgia to customers; disseminate the culture of the time to new generations; and bring technical knowledge of the typical Brazilian preparations of the period. Through the methodology and field research, it was possible to notice the importance of this period for Brazil and how knowledge about it was essential, as well as it was feasible to verify people's interest in this subject and in the gastronomic knowledge of the time. In short, throughout this work, it was possible to verify the importance of the culture of the 80s, mainly for young people who, despite not knowing a lot of information about that period, are very interested in learning about it.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11776
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