Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11764
Title: Solução para pessoas com problemas de mobilidade física: estudo de caso no Município de Cunha
Other Titles: Solution for people with physical mobility problems: case study in the Municipality of Cunha
Authors: SILVA, Ágape Ramos da
FERRAZ, Aline Cristina
SILVA, Ana Laura Velloso Tomaz da
BENEDITO, Santhiago de Freitas
Advisor: SILVA, Elton Orris Marinho da
type of document: Artigo científico
Keywords: Limitação de mobilidade;Empreendedorismo;Acessibilidade ao meio físico
Issue Date: 6-Dec-2022
Publisher: 026
Citation: SILVA, Ágape Ramos da; FERRAZ, Aline Cristina; SILVA, Ana Laura Velloso Tomaz; SANTOS, Maria Júlia de Jesus; BENEDITO, Santhiago de Freitas. Solução para pessoas com mobilidade física: estudo de caso no Município de Cunha. 2022. 15 p. Artigo. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Comércio) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2022. Classe descentralizada - Cunha, SP. Classe descentralizada - Cunha, SP.
Abstract: Apesar de todos os avanços da sociedade e da tecnologia contemporânea, uma questão persiste, a da Acessibilidade. Tal questão é presente em todas as cidades, porém, este artigo tem o intuito de estudar esse ponto no Município de Cunha, localizado no estado de São Paulo. O artigo foi elaborado utilizando-se de estudos, pesquisas acadêmicas e de campo, e contou com desenvolvimento de um projeto em Business Model Canvas, para analisar uma possível solução. Não apenas no âmbito de acessibilidade, o conteúdo desenvolvido para o artigo visa explorar determinados aspectos da área de estudos de comércio, desenvolvendo um embasamento teórico que tenta apresentar uma introdução para tais assuntos como administração, inovação, empreendedorismo, assim como o empreendedorismo social e o modelo Business Model Canvas, já que este é o modelo onde o projeto se encaixa. Assim, acredita-se que esse artigo, apesar de elaborado para o município de Cunha, possa servir de auxílio para outros projetos de ajuda a pessoas com dificuldades em mobilidade, expandindo assim a ideia da acessibilidade.
Despite all the advances in society and contemporary technology, an issue persists, that of Accessibility. This issue is present in all cities, however, this article aims to study this point in the Municipality of Cunha, located in the state of São Paulo. The article was prepared using studies, academic and field research, and included the development of a project in Business Model Canvas, to analyze a possible solution. Not only in terms of accessibility, the content developed for the article aims to explore certain aspects of the area of commerce studies, developing a theoretical foundation that tries to present an introduction to such subjects as administration, innovation, entrepreneurship, as well as social entrepreneurship and the Business Model Canvas model, as this is the model where the project fits. Thus, it is believed that this article, although elaborated for the municipality of Cunha, can assist other projects to help people with mobility difficulties, thus expanding the idea of accessibility.
Description: Este artigo aborda a aplicação do empreendedorismo social em soluções para questões de acessibilidade de cidadãos do município de Cunha com necessidades de mobilidade física. A cidade de Cunha como as demais cidades brasileiras oferece desafios em relação à locomoção e a acessibilidade para a população em geral, sendo que essas barreiras atingem “de forma mais contundente as populações mais pobres e menos protegidas, cuja circulação e acessibilidade ao espaço urbano se tornam drasticamente reduzidas.” (BRASIL, 2004, p.17), sendo tal desafio ainda maior para pessoas com mobilidade limitada. De acordo com a Lei nº13.146 de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015) a acessibilidade se define como condições e possibilidades de uso de espaços e serviços, públicos ou não, a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, seja na zona urbana ou rural, utilizando-se de técnicas como desenhos universais, adaptações urbanísticas, arquitetônicas, tecnológicas, no transporte e afins, ou seja, visando quebrar barreiras e incluir todas as pessoas, de forma inclusiva e igualitária. A acessibilidade não se trata apenas de uma responsabilidade das instituições governamentais, mas sim de todo cidadão. Segundo dados do IBGE (2010) por volta de 3 milhões de habitantes do estado de São Paulo tem algum tipo de deficiência, constituindo em 7,29% da população do estado. Além disso, o município em si possui 3037 cidadãos entre 60 e 99 anos (IBGE, 2010), faixa etária essa que naturalmente enfrenta problemas de mobilidade e acessibilidade.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11764
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TecComércio_2022_2_AgapeRamos_SOLUÇÃO PARA PESSOAS COM PROBLEMAS DE MOBILIDADE_TCC.pdf365.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.