Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11695
Título: Gaveteiro automatizado
Autor(es): SANTOS, Cauê Pereira Santiago dos
BELARMINO, Kaio Oliveira
COSTA, Mateus Isidoro da
SANTOS, Natã Eduardo de
CAMPOS, Pedro Antônio Ribeiro de
TALHACOLI, Thales Yuji Nishikawa
Orientador(es): ALBINO, Rodrigo
Tipo documental: Relatório Técnico
Palavras-chave: Automação
Data do documento: Dez-2022
Editor: 165
Referência Bibliográfica: SANTOS, Cauê Pereira Santiago dos; BELARMINO, Kaio Oliveira; COSTA, Mateus Isidoro da; SANTOS, Natã Eduardo de Moura; CAMPOS, Pedro Antônio Ribeiro de; TALHACOLI, Thales Yuji Nishikawa. Gaveteiro Automatizado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) – Etec de Araçatuba, Araçatuba, 2022.
Resumo: A Automação é um sistema que emprega processos automáticos que comandam e controlam os mecanismos para seu próprio funcionamento que tem como meta inovar ou facilitar a vida de usuários, seja para pessoas com deficiência ou apenas para alguém que goste de uma vida mais pratica e moderna, para que se implemente uma ideia, primeiramente desenvolve-se o seu protótipo! Assim, por primeiro, define-se os seus objetivos e funcionalidades e, com isso, estuda-se para encontrar a melhor solução do que é desejado. A ideia de interagir com os moveis da sua residência já é uma realidade, trazendo muita segurança como por exemplo, ativados por sensores de fumaça, alagamento e vazamento de gás, isso traz grande sensação de segurança aos usuários. Quando pensamos em conforto climático, pode-se configurar por exemplo um ar-condicionado para ligar quando está acima de 28 graus por exemplo, ou para abrir e fechar janelas em determinada hora do dia, escolhida pelo cliente, praticidade é algo que todos nós gostaríamos e priorizaríamos e com os moveis automáticos temos isso, existem pessoas com delimitações que teriam suas vidas muito mais práticas e fáceis se tivesse essa opção em suas vidas. Um Projeto bem conhecido nesse meio seria o City Home, criado pelo instituto MIT Media Lab, nos E.U.A, seria ele um grande bloco automatizado, que continha vários tipos de moveis embutidos em si mesmo, ao dar um simples comando de voz ou gesto sutis, fazendo o bloco mudar de forma e se compactar e liberar a cama ou escrivaninha ou outro móvel que ele possua, fazendo assim, com que o ambiente tenha um espaço muito otimizado. O objetivo desse móvel é facilitar a vida de pessoas com algum tipo de deficiência assim trazendo satisfação ao cliente, usaremos o Arduino como cérebro do projeto fazendo com que o próprio faça os motores, ponte H, led, funcionarem corretamente, o móvel será de grande utilidade para pessoas com deficiência, já que o seu sistema de sensor de movimento não necessita de grande esforço do usuário. Com o sucesso do móvel e do seu sistema, poderá ser replicado em outros moveis da residência sem muita dificuldade, pelo fato de não precisar de motores de grande potência e nem de uma fonte muito alta, assim tendo um custo-benefício excelente para o cliente, já que o maior custo seria da mão de obra. Além do móvel ter uma aparência moderna, ele vira com leds ligados no Arduino trazendo uma estética moderna para o projeto, então com isso temos um móvel super tecnológico sem perder a estética e modernidade dos tempos atuais.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11695
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hibridoD.S._2022_2_cauêpereirasantiagodossantos_gaveteiroautomatizado.pdf
  Restricted Access
528.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.