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    https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11684| Title: | Neuroeduca: o botão de aprender dentro do cérebro | 
| Other Titles: | Neuroeduca: the learn button inside the brain | 
| Authors: | MACHADO, Eduardo Henrique Vilares MARTINS, João Victor do Carmo SILVA, Kethyllen Naiara Gonçalves Da DIAS, Maysa Cristina Da Silva LIMA, Roberta Luciana Santos BATISTA, Sabrina Guimarães | 
| Advisor: | MONTEIRO, Ednei Francisco | 
| Other contributor: | ROCHA, Danilo Monteiro MOURA, Marciano Silva de | 
| type of document: | Monografia | 
| Keywords: | Neurologia;Educação;Psicologia;Ensino e aprendizagem;Neurociências | 
| Issue Date: | 1-Dec-2019 | 
| Publisher: | 128 | 
| Citation: | Machado, Eduardo Henrique Vilares; Martins, João Victor do Carmo; Silva, Kethyllen Naiara Gonçalves Da; Dias, Maysa Cristina Da Silva; Lima, Roberta Luciana Santos; Batista, Sabrina Guimarães. Neuroeduca: o botão de aprender dentro do cérebro. 2019, 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração). Etec de Mauá, Mauá/SP. | 
| Abstract: | Para compreender a precariedade da educação atual, é essencial observar a história e a evolução dos métodos de aprendizagem através das décadas. A educação está estagnada no tempo, pois o método de ensino como é conhecido atualmente é o mesmo que era utilizado no século XII, e pouca ou nenhuma melhoria foi empregada no quesito educacional. Naturalmente, a forma de aplicar a educação deveria evoluir em conjunto com a sociedade moderna, contudo isso não ocorre na prática. Um exemplo que pode ser citado são as metodologias tradicionais e conservadoras utilizadas nas escolas, em destaque de ensino médio e em escolas públicas. Mesmo com todos os avanços científicos e tecnológicos, além da dedicação extrema de muitos professores e gestores, não há uma evolução de grande porte, o que torna a educação em um setor majoritariamente defasado. Entender a causa desse problema é importante e de extrema relevância para se pensar nas futuras gerações, em que a educação possa se recuperar e utilizar todo o conhecimento dentro das ciências e estudos como a psicologia e a neurociência, além de estabilizar o conflito de gerações em que os professores não conseguem se atualizar por serem de uma geração passada e que se tornou desatualizada próxima à nova geração, que se comporta e pensa de forma diferente, mais rápida e dinâmica. Além disso, os jovens estão em um momento sociocultural totalmente diferente, em um mundo que, como eles, também é extremamente rápido e dinâmico. Uma forma de solucionar este problema é o treinamento, instrução e capacitação dos profissionais da educação e dos gestores, mostrando como é possível utilizar a estrutura cerebral com todas as mudanças, inclusive as mudanças ambientais, sociais e culturais. Além disso, seria uma possível especialização, o que poderia agregar em suas carreiras e no futuro de seus alunos. É a partir desse ponto que a neuroeducação pode auxiliar este processo, sendo um dos tópicos da neurociência, ciência que estuda a estrutura cerebral e seu comportamento. O NeuroEduca tem como seu objetivo de negócio trazer uma capacitação de qualidade para os profissionais de educação e da gestão. Com isso, é possível ser o estopim de gigantescas mudanças no processo educacional, sempre buscando e visando melhorias deste processo. Este grande passo pode garantir um novo rumo para a educação, colocando uma grande diminuição na educação precária e que forma diversos alunos sem oferecer uma formação completa e sem atingir todos os estudantes. A educação brasileira pode ser lembrada por ser uma referência e, para o Brasil, a educação pode se tornar algo extremamente essencial. Para isso, é preciso entender como o cérebro funciona, tendo conhecimento sobre os estímulos de fatores como a emoção, memória e atenção, facilitando a aprendizagem e tornando ela uma coisa acessível a alunos com transtornos de aprendizagem, além de agradável e prazerosa para todos. Dessa forma, a educação brasileira não seria mais mal interpretada pela sociedade e pelos estudantes que passam grande parte do seu tempo em um ambiente escolar, buscando construir um futuro de sucesso. Uma educação de qualidade pode abrir muitas portas e diversos caminhos, mas o conhecimento sobre a psicologia e a neuroeducação pode permitir acesso a, literalmente, um botão de aprender. | 
| URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11684 | 
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso | 
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| Administração_2019_2_Eduardo Henrique Vilares Machado_Neuroeduca.pdf Restricted Access | 833.73 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy | 
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