Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11684
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MONTEIRO, Ednei Francisco | - |
dc.contributor.author | MACHADO, Eduardo Henrique Vilares | - |
dc.contributor.author | MARTINS, João Victor do Carmo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Kethyllen Naiara Gonçalves Da | - |
dc.contributor.author | DIAS, Maysa Cristina Da Silva | - |
dc.contributor.author | LIMA, Roberta Luciana Santos | - |
dc.contributor.author | BATISTA, Sabrina Guimarães | - |
dc.contributor.other | ROCHA, Danilo Monteiro | - |
dc.contributor.other | MOURA, Marciano Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-09T19:41:50Z | - |
dc.date.available | 2023-03-09T19:41:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-01 | - |
dc.identifier.citation | Machado, Eduardo Henrique Vilares; Martins, João Victor do Carmo; Silva, Kethyllen Naiara Gonçalves Da; Dias, Maysa Cristina Da Silva; Lima, Roberta Luciana Santos; Batista, Sabrina Guimarães. Neuroeduca: o botão de aprender dentro do cérebro. 2019, 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração). Etec de Mauá, Mauá/SP. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11684 | - |
dc.description.abstract | Para compreender a precariedade da educação atual, é essencial observar a história e a evolução dos métodos de aprendizagem através das décadas. A educação está estagnada no tempo, pois o método de ensino como é conhecido atualmente é o mesmo que era utilizado no século XII, e pouca ou nenhuma melhoria foi empregada no quesito educacional. Naturalmente, a forma de aplicar a educação deveria evoluir em conjunto com a sociedade moderna, contudo isso não ocorre na prática. Um exemplo que pode ser citado são as metodologias tradicionais e conservadoras utilizadas nas escolas, em destaque de ensino médio e em escolas públicas. Mesmo com todos os avanços científicos e tecnológicos, além da dedicação extrema de muitos professores e gestores, não há uma evolução de grande porte, o que torna a educação em um setor majoritariamente defasado. Entender a causa desse problema é importante e de extrema relevância para se pensar nas futuras gerações, em que a educação possa se recuperar e utilizar todo o conhecimento dentro das ciências e estudos como a psicologia e a neurociência, além de estabilizar o conflito de gerações em que os professores não conseguem se atualizar por serem de uma geração passada e que se tornou desatualizada próxima à nova geração, que se comporta e pensa de forma diferente, mais rápida e dinâmica. Além disso, os jovens estão em um momento sociocultural totalmente diferente, em um mundo que, como eles, também é extremamente rápido e dinâmico. Uma forma de solucionar este problema é o treinamento, instrução e capacitação dos profissionais da educação e dos gestores, mostrando como é possível utilizar a estrutura cerebral com todas as mudanças, inclusive as mudanças ambientais, sociais e culturais. Além disso, seria uma possível especialização, o que poderia agregar em suas carreiras e no futuro de seus alunos. É a partir desse ponto que a neuroeducação pode auxiliar este processo, sendo um dos tópicos da neurociência, ciência que estuda a estrutura cerebral e seu comportamento. O NeuroEduca tem como seu objetivo de negócio trazer uma capacitação de qualidade para os profissionais de educação e da gestão. Com isso, é possível ser o estopim de gigantescas mudanças no processo educacional, sempre buscando e visando melhorias deste processo. Este grande passo pode garantir um novo rumo para a educação, colocando uma grande diminuição na educação precária e que forma diversos alunos sem oferecer uma formação completa e sem atingir todos os estudantes. A educação brasileira pode ser lembrada por ser uma referência e, para o Brasil, a educação pode se tornar algo extremamente essencial. Para isso, é preciso entender como o cérebro funciona, tendo conhecimento sobre os estímulos de fatores como a emoção, memória e atenção, facilitando a aprendizagem e tornando ela uma coisa acessível a alunos com transtornos de aprendizagem, além de agradável e prazerosa para todos. Dessa forma, a educação brasileira não seria mais mal interpretada pela sociedade e pelos estudantes que passam grande parte do seu tempo em um ambiente escolar, buscando construir um futuro de sucesso. Uma educação de qualidade pode abrir muitas portas e diversos caminhos, mas o conhecimento sobre a psicologia e a neuroeducação pode permitir acesso a, literalmente, um botão de aprender. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Administração | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 128 | pt_BR |
dc.subject | Neurologia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Neurociências | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Neuroeduca: o botão de aprender dentro do cérebro | pt_BR |
dc.title.alternative | Neuroeduca: the learn button inside the brain | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Administração_2019_2_Eduardo Henrique Vilares Machado_Neuroeduca.pdf Restricted Access | 833.73 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.