Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11670
Título: O estudo e aplicação de RCD como agregados em tijolos de solo cimento
Autor(es): FARIA, Carlos Eduardo Gonçalves
LOPES, Debora Alves
AGUIAR, Eduardo Alves
MARIANO, Wendel Rogers
Orientador(es): RODRIGUES, Michelle Santos
Outro(s) contribuidor(es): MANCINI, Maria Luisa Gomes da Silva
ROSA, Murillo Donizeti dos Santos
RODRIGUES, Michelle Santos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Construção civil (aspectos socioambientais);Resíduos de construção
Data do documento: 22-Jun-2022
Editor: 250
Referência Bibliográfica: FARIA, Carlos Eduardo Gonçalves; LOPES, Debora Alves; AGUIAR, Eduardo Alves; MARIANO, Wendel Rogers. O estudo e aplicação de RCD como agregados em tijolos de solo cimento. 2022. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Construção de Edifícios) - Faculdade de Tecnologia Victor Civita - Fatec Tatuapé. São Paulo, 2022.
Resumo: O segmento da construção civil utiliza muitos recursos minerais, o que resulta numa alta emissão de CO2. Os resíduos de construção e demolição (RCD) da Classe A, que é composta basicamente por: tijolos, telhas, areias e trituráveis, têm alta capacidade de aproveitamento que muitas vezes é desperdiçado num setor que pouco recicla. A utilização de RCD como agregado na confecção de blocos de solo cimento surge como uma alternativa ambiental, econômica e social. O trabalho consistiu em substituir, no traço do tijolo de solo cimento, parte do solo por RCD de forma gradual e proporcional para, posteriormente, analisarmos as propriedades e a viabilidade desse bloco como uma opção para construções de casas populares. Os resultados obtidos após as moldagens e os ensaios normativos e não normativos mostraram que, quanto maior a quantidade de RCD, melhor o desempenho dos corpos de prova, seja na análise dimensional, na absorção de água ou até mesmo na resistência à compressão simples, ainda que não tenham atingido a resistência mecânica estipulada pela norma. O material mostra um grande potencial e, se combinado com um solo menos argiloso e que absorva menos água, possivelmente apresentará resultados ainda mais expressivos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11670
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
construcaodeedificios_2022_1_carlos eduardogoncalvesfaria_oestudoeaplicacaode.pdf..pdf2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.