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Título: Star children: proposta de jogo digital para aprendizagem de línguas por reconhecimento de fala
Título(s) alternativo(s): Star children: proposal for a digital game for language learning through speech recognition
Autor(es): MOREIRA, Antônio Marcos de Almeida
VILLAR, Diego Santos
Orientador(es): ROLAND, Carlos Eduardo de França
Outro(s) contribuidor(es): ROLAND, Carlos Eduardo de França
LUCAS, Carlos Alberto
CLEMENTINO NETO, Antônio
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Jogos;Aprendizagem;Ensino;Métodos de ensino
Data do documento: 24-Jun-2022
Editor: 109
Referência Bibliográfica: MOREIRA, Antônio Marcos de Almeida; VILLAR, Diego Santos. Star children: proposta de jogo digital para aprendizagem de línguas por reconhecimento de fala. 2022.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior em Análise e desenvolvimento de Sistemas). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2022.
Resumo: Com o aumento das capacidades de processamento e armazenamento digitais por dispositivos de processamento de dados, aliados à facilidade de acesso a indústria de entretenimento digital tem investido no desenvolvimento e oferta de crescentes opções de jogos digitais, estendendo a gameficação para áreas como gestão de negócios e educação. O projeto apresentado neste documento refere-se a um jogo que tem por finalidade o entretenimento e principalmente a aprendizagem de outro idioma por jovens e adolescentes. Trata-se de um sistema a ser usado em dispositivos móveis, baseado em um jogo de RPG (Role-Playing Game) de ação por turnos, onde o jogador espera o momento certo para executar a sua ação. O diferencial deste projeto é o uso de reconhecimento de fala para execução dos comandos nas etapas do jogo, além dos componentes tradicionais de interfaces de jogos digitais, o que estende a utilização do produto por crianças com deficiência visual, proporcionando inclusão social desta classe de usuários das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Os comandos poderão ser realizados por voz ou por botões utilizando o idioma inglês. Para o desenvolvimento do jogo pretende-se usar linguagem de programação C# e o motor gráfico de desenvolvimento de jogos Unity. Foram desenvolvidos os artefatos de análise e projeto de software com base nos métodos e melhores práticas preconizados pela Engenharia de Software que são apresentados neste documento. A experiência vivida na execução deste Trabalho de Graduação reforçou a importância do cumprimento do Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Software para entendimento aprofundado do problema a ser resolvido através da proposição de um produto digital.
With the increase in digital processing and storage capabilities by data processing devices, together with the ease of access, the digital entertainment industry has invested in the development and offer of growing options for digital games, extending gamification to areas such as business management and education. The project presented in this document refers to a game whose purpose is entertainment and mainly the learning of another language by young people and adolescents. It is a system to be used on mobile devices, based on a turn-based action RPG (RolePlaying Game), where the player waits for the right moment to perform his action. The differential of this project is the use of speech recognition to execute commands in the stages of the game, in addition to the traditional components of digital game interfaces, which extends the use of the product by children with visual impairments, providing social inclusion for this class of users of Digital Information and Communication Technologies. The commands can be carried out by voice or by buttons, using the English language. For the development of the game, it is intended to use the C# programming language and the Unity game development graphic engine. The software analysis and design artifacts were developed based on the methods and best practices recommended by Software Engineering that are presented in this document. The experience lived in the execution of this Graduation Work reinforced the importance of complying with the Software Development Life Cycle for a deep understanding of the problem to be solved through the proposition of a digital product.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11469
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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