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Título: A ausência de profissionais PCDs na educação no estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): The absence of PCD professionals in education in the state of São Paulo
Autor(es): RIBEIRO, Estela Yara Ortega
MAIA, Esther Kauany Santos
GARRIDO, Heloisa Nascimento
COSMO, Henrique Souza
Orientador(es): FERREIRA, Lucienne Marguti Gil
LUCCI NETO, Rynaldo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Pessoas com deficiência;Acesso à educação
Data do documento: Dez-2022
Editor: 199
Referência Bibliográfica: RIBEIRO, Estela Yara Ortega. MAIA, Esther Kauany Santos. GARRIDO, Heloisa Nascimento. COSMO, Henrique Souza. A ausência de profissionais PCDs na educação no estado de São Paulo, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2022
Resumo: A partir da Idade Média, surgiram os primeiros relatos acerca do Capacitismo, que a princípio, tinha o seu conceito definido por ser uma prática materializada por meio de atitudes preconceituosas. Com o passar do tempo, esse termo ganhou mais notoriedade e uma concepção mais significativa e passou a ser compreendido como sendo a discriminação contra a pessoa com deficiência, fato que era constantemente observado durante essa época. No entanto, alguns anos depois, notou-se a necessidade de quebrar os paradigmas que foram criados juntamente ao Capacitismo e foi a partir dessa necessidade que as primeiras iniciativas voltadas a educação de PCD's foram criadas, seguidas pelo surgimento de políticas públicas voltadas para a inclusão dos mesmos. Já no século XXI, com o surgimento de diversas medidas direcionadas a promoção de uma qualidade de vida mais digna e ao investimento de normas para promover uma maior acessibilidade para PCD's em momentos de lazer e no mercado de trabalho, as pessoas com deficiência passaram cada vez mais a ganhar espaço, autonomia e mobilidade e mudaram o como como eram vistos em sociedade, ressignificando o seu papel como cidadãos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11411
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