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Title: Sistema de recomendação do youtube: uma análise das bolhas sociais
Other Titles: Youtube recommendation system: an analysis of social bubbles
Authors: LUIZ, Maycon Douglas Benedito
Advisor: LOPES, Silvio Cesar
type of document: Artigo científico
Keywords: Democracia;Redes sociais
Issue Date: 6-Dec-2022
Publisher: 171
Citation: LUIZ, M. D. B.; LOPES, S. C. Sistema de recomendação do youtube: uma análise das bolhas sociais. 2022. Artigo de Graduação (Tecnologia em Sistemas para Internet) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2022. Artigo apresentado no VI Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2022, Jales-SP.
Abstract: O Youtube utiliza o Sistema de Recomendação, pois facilita na recomendação dos vídeos, buscas, melhor experiência para o usuário entre outros. Assim, permitindo as pessoas ficarem mais tempo online, contudo fortalecendo a surgir bolhas sociais. Nesse contexto, o presente trabalho possui como objetivo compreender o impacto desses Sistemas de Recomendação na formação de bolhas sociais entre os usuários. Para isso, foi conduzida uma pesquisa com alunos do curso de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Prof. José Camargo (FATEC JALES), além de um levantamento bibliográfico sobre como são formadas as bolhas sociais e impacto na sociedade. A pequisa evidenciou que as pessoas ficam muito tempo online no YouTube e a maioria dos vídeos que aparecem os usuários se identificam, além disso, após assistir determinado nicho aparecem mais vídeos do mesmo tema, fortalecendo a bolha social. Entretanto, as pessoas afirmam que o YouTube não tem influência nas escolhas dela e que não tem certeza se há desinformação na plataforma.
Youtube uses the Recommendation System, because it facilitates the recommendation of videos, searches, better user experience among others. Thus, allowing people to stay online longer, however strengthening social bubbles to emerge. In this context, the present work aims to understand the impact of these Recommendation Systems on the formation of social bubbles among users. For this, a research was conducted with students of the Course of Systems for Internet and Systems Analysis and Development of the Faculty Prof. José Camargo (FATEC JALES), in addition to a bibliographic survey on how social bubbles are formed and impact on society. The survey showed that people spend a lot of time online on YouTube and most of the videos that appear users identify themselves, in addition, after watching a certain niche appear more videos of the same theme, strengthening the social bubble. However, people claim that YouTube has no influence on her choices and that they are not sure if there is misinformation on the platform.
Description: Artigo apresentado no VI Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2022, Jales-SP.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11384
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