Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11384
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLOPES, Silvio Cesar-
dc.contributor.authorLUIZ, Maycon Douglas Benedito-
dc.date.accessioned2023-02-15T23:09:41Z-
dc.date.available2023-02-15T23:09:41Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.citationLUIZ, M. D. B.; LOPES, S. C. Sistema de recomendação do youtube: uma análise das bolhas sociais. 2022. Artigo de Graduação (Tecnologia em Sistemas para Internet) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2022. Artigo apresentado no VI Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2022, Jales-SP.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11384-
dc.descriptionArtigo apresentado no VI Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2022, Jales-SP.pt_BR
dc.description.abstractO Youtube utiliza o Sistema de Recomendação, pois facilita na recomendação dos vídeos, buscas, melhor experiência para o usuário entre outros. Assim, permitindo as pessoas ficarem mais tempo online, contudo fortalecendo a surgir bolhas sociais. Nesse contexto, o presente trabalho possui como objetivo compreender o impacto desses Sistemas de Recomendação na formação de bolhas sociais entre os usuários. Para isso, foi conduzida uma pesquisa com alunos do curso de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Prof. José Camargo (FATEC JALES), além de um levantamento bibliográfico sobre como são formadas as bolhas sociais e impacto na sociedade. A pequisa evidenciou que as pessoas ficam muito tempo online no YouTube e a maioria dos vídeos que aparecem os usuários se identificam, além disso, após assistir determinado nicho aparecem mais vídeos do mesmo tema, fortalecendo a bolha social. Entretanto, as pessoas afirmam que o YouTube não tem influência nas escolhas dela e que não tem certeza se há desinformação na plataforma.pt_BR
dc.description.abstractYoutube uses the Recommendation System, because it facilitates the recommendation of videos, searches, better user experience among others. Thus, allowing people to stay online longer, however strengthening social bubbles to emerge. In this context, the present work aims to understand the impact of these Recommendation Systems on the formation of social bubbles among users. For this, a research was conducted with students of the Course of Systems for Internet and Systems Analysis and Development of the Faculty Prof. José Camargo (FATEC JALES), in addition to a bibliographic survey on how social bubbles are formed and impact on society. The survey showed that people spend a lot of time online on YouTube and most of the videos that appear users identify themselves, in addition, after watching a certain niche appear more videos of the same theme, strengthening the social bubble. However, people claim that YouTube has no influence on her choices and that they are not sure if there is misinformation on the platform.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internetpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher171pt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleSistema de recomendação do youtube: uma análise das bolhas sociaispt_BR
dc.title.alternativeYoutube recommendation system: an analysis of social bubblespt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.