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Title: Aceleração de algoritmos de detecção de colisão para jogos digitais tridimensionais
Other Titles: Acceleration of collision detection algorithms for three-dimensional digital games
Authors: LORENZI, Henrique
Advisor: BRANDI JÚNIOR, Vitor
Other contributor: SOFFNER, Renato Kraide
BAKRI, Adnan
type of document: Monografia
Keywords: Algoritmos;Jogos eletrônicos
Issue Date: 2-Dec-2014
Publisher: 004
Citation: LORENZI, Henrique. Aceleração de algoritmos de detecção de colisão para jogos digitais tridimensionais, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014
Abstract: Detecção de colisão é um aspecto importante para jogos digitais, mas nem sempre é prático utilizar as técnicas em suas formas primitivas: cenas com muitos objetos ou cenários complexos podem tornar a detecção de colisão inviável para jogos em tempo real, porque ela tomaria muito tempo computacional. Este trabalho aborda uma estrutura de dados que acelera os algoritmos de detecção de colisão, para torná-los adequados, também, a tais situações problemáticas. Foi feita a descrição de um algoritmo de detecção de colisão – especificamente, a detecção de raio contra triângulos –, uma descrição da estrutura de aceleração utilizada – chamada octree –, e uma comparação entre a performance do algoritmo primitivo e do acelerado em vários casos-teste. Os resultados mostram que essa técnica é eficaz para cenários complexos, pois o tempo computacional foi reduzido consideravelmente, e que sua utilização permite o desenvolvimento de jogos mais elaborados e engajantes.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1136
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